Lacobrigenses apresentaram plantel para 2017/18 com seis reforços, um deles recém-chegado de uma aventura curiosa.
Corpo do artigo
O Esperança de Lagos, que vai disputar o Distrital da AF Algarve, apresentou o seu plantel para 2017/18, com seis reforços, um deles o avançado Jorge Teixeira, a suscitar curiosidade, uma vez que abandonou o Gjilani, do Kosovo, para optar pelo centenário emblema (cumpre 105 anos no próximo mês) algarvio.
"Sempre gostei de tentar outros tipos de futebol e desta vez foi o Gjilani. O objetivo era um lugar na Liga Europa, mas ficámos no sexto lugar e não deu", conta o jovem de 22 anos, que já representou Lixa, Portimonense, Louletano e Lagoa. "O Kosovo é um país muito diferente, da religião aos costumes, e a língua, o albanês, é mesmo complicada", reconhece. Em termos sociais, "o ambiente pós-guerra é, de certo modo, tranquilo, embora se note à distância que escasseia o dinheiro e a estruturas são muito poucas". No entanto, opina, "em quatro ou cinco meses observei que a vontade de mudar as coisas é enorme e acredito que a situação venha a melhorar". Quanto ao futebol praticado, apelida-o de "mais aguerrido e físico". "Valeu pela aventura e deu para crescer", sustenta, justificando a aposta no Esperança de Lagos com a crença de subir de divisão e estar mais perto da família, uma vez que foi pai recentemente.
Os lacobrigenses são orientados por Roberto Alberto, um antigo jogador em estreia neste cargo, e, além de Jorge Teixeira, também Miguel Gonçalves e Rafael Candeias (ex-Odiáxere), Hernâni (ex-Lagoa), Lino (ex-futsal do Portimonense) e Bruno González (ex-Armacenenses) são reforços. O presidente António José Alves, desde 2007 no cargo, quer "devolver o Esperança aos Campeonatos Nacionais" e identificar cada vez mais o clube com a cidade: "O outro objetivo passa pela subida, mas sabemos que há várias equipas com o mesmo propósito, e uma coisa garanto, nunca hipotecaremos o futebol de formação. Temos ambições e creio que o plantel está equilibrado, a exemplo do próprio Esperança, que aposta no marketing e comunicação para dispor de novos parceiros".
Joaquina Matos, a presidente da Câmara Municipal de Lagos, também marcou presença, garantindo, na linha do que tem feito, o "apoio a um clube com tanta história", e prometendo, à despedida, que "esta época vou à bola".