Central do Vitória de Guimarães em declarações à comunicação social antes do treino da manhã desta terça-feira.
Corpo do artigo
Expectativas para a próxima época: "As expectativas são as mesmas de sempre, sabemos o clube em que estamos, o compromisso e exigência que o clube exige e estamos preparados para isso."
Fasquia elevada a nível individual? "A fasquia está elevada e vai estar sempre elevada, por aquilo que eu já disse. Os meus objetivos pessoais vão de encontro ao que são os objetivos coletivos, a exigência e compromisso diário nos treinos para no jogo podermos ganhar e dar sempre o meu melhor."
Época passada: "Sabemos que acabámos por falhar o que passava por ser o nosso objetivo, mas acho que agora não é altura de olhar para o passado, a única maneira que temos de olhar para isso é rectificar o que fizemos menos bem para não voltar a acontecer e olhar com outra cara para esta nova época, que é o mais importante."
Primeiras impressões de Pepa: "Estão a ser boas, o mister tem muita experiência na I Liga, estamos a assimilar os processos, é para isso que se trabalha na pré-época. Mais importante de tudo é sentir o grupo unido, o grupo com paixão naquilo que está a fazer e comprometido com o trabalho do mister. "
V. Guimarães chegou a ter a defesa menos batida na primeira volta. O que mudou na segunda volta? "É verdade, fizemos uma primeira volta muito boa e uma segunda volta menos boa. Éramos das defesas menos batidas, na segunda acabámos por sofrer uma boa quantidade de golos. Temos de estar comprometidos com o trabalho em todos os jogos, não facilitar. Estar concentrados em todos os momentos do jogo, porque sabemos da exigência do nosso campeonato. Normalmente as segundas voltas costumam ser mais difíceis, porque as equipas começam a precisar de pontos. O mais importante é corrigir esses erros e não voltar a repetir."
Borevkovic associado ao V. Guimarães. Seria um bom parceiro? "Apesar de haver vários nomes apontados ao Vitória, como é normal, em relação a isso acho que passa um bocado ao lado do que é o meu dever. O que posso dizer é que eu também tenho bons parceiros aqui comigo e que quem vier vem para ajudar e assumir o compromisso com o grupo."
Ter vários treinadores na época passada desestabilizou? Espera que Pepa se mantenha até ao fim? "Não há muito a falar sobre o passado. Toda a gente do clube tem de ver o que foi feito menos bem e corrigi-lo para esta época. O sucesso do mister vai ser o nosso sucesso e aquilo que desejamos sempre é ter sucesso, por isso acho que a resposta é fácil, queremos que o mister se mantenha."
Mudanças: "Temos focado muito no aspeto físico, também aspetos táticos, mas o que salta mais à vista é a paixão que o mister tem, a exigência que o mister tem e que coloca e passa essa mensagem para nós. Acho que a mensagem está a ser bem passada. Agora resta-nos a nós atletas dar o nosso melhor e o nosso contributo para mostras o que o mister deseja, somos nós que decidimos e tomamos as decisões em campo e passa por aí."
Jovens jogadores: "Temos vários jovens presentes, são jovens que conhecem a mística do clube e isso é bom. Sabem a exigência a que estão sujeitos. Têm muita qualidade, o nosso papel é recebê-los bem e nunca deixar que facilitem ou relaxem porque têm de perceber que estão num contexto diferente."
Sistema preferido: "Tanto eu como os meus colegas somos jogadores de futebol, temos de estar preparados para qualquer esquema tático."