Jorge Costa após subida do Aves SAD: "É festejar hoje e começar amanhã uma nova etapa"
Declarações de Jorge Costa, treinador do Aves SAD, após o triunfo por 2-1 sobre o Portimonense e consequente subida à I Liga. O técnico vai agora abraçar um novo desafio no FC Porto, assumindo o cargo de diretor para o futebol
Corpo do artigo
Balanço: “Sentimento de ver cumprido. É um clube que não tem um ano, equipa técnica nova, departamento médico novo, rouparia nova, cidade nova, estádio novo, centro de treinos novo, diretor desportivo novo, tudo novo. Nós crescemos muito à pressa, mas crescemos sustentados em pessoas de grande caráter e de grande qualidade humana e profissional. Não era suposto isto ter acontecido. É verdade que depois, com o decorrer do tempo, as coisas foram acontecendo e até poderíamos ter subido de forma direta, quebrámos na fase final, mas tivemos o caráter, a qualidade e o espírito de grupo necessários para acreditar que este momento poderia tornar-se realidade.”
Portimonense esteve quase até ao final com manutenção na I Liga garantida, o Aves SAD não vinha de um momento tão bom. Como dar a volta? “É normal. Nós vínhamos de uma derrota. Estivemos muito perto de nem sequer chegarmos ao play off, porque não fomos competentes no nosso último jogo em casa com o Tondela [derrota 0-1]. Mas quando chegas a esta fase do play-off, há uma equipa que tem muitas mais vitórias, que normalmente é a equipa da II Liga e uma equipa da I Liga que tem poucas. E depois nós temos uma coisa que queremos muito. Nós queremos muito, enquanto o Portimonense tinha o lugar da I Liga, era dele, nós não tínhamos nada a perder, nós tínhamos tudo a ganhar. Queríamos muito essa vaga na I Liga. Conseguimos com muito espírito, muita qualidade, os jogadores podem não ser os melhores jogadores do mundo, mas para mim são extraordinários.”
Uma conquista da II Liga pelo Olhanense, entre outros feitos. Em que lugar coloca a de hoje? “Não consigo catalogar. Era muito importante para mim, até pela nova fase da minha vida, acabar desta forma. Não tenho de responder a ninguém. É festejar hoje e começar amanhã uma nova etapa, obrigado.”