Declarações de Jorge Costa, anunciado esta quinta-feira como elemento da direção desportiva do FC Porto, caso André Villas-Boas vença as eleições de 27 de abril
Corpo do artigo
O cargo: "Temos casa cheia, obrigado André pelo convite para o projeto. Estou muito, muito feliz. A minha posição o André já explicou. Diretor de sub-19, equipa B, principal, fazer a ponte entre as três equipas, mas acima de tudo em sintonia com o presidente e o diretor desportivo, assim como restantes departamentos. A minha missão é servir o FC Porto. Não é servir-me do FC Porto."
Vai ser um filtro para os jogadores em termos de mentalidade? "Sim, tenho essa obrigação, juntamente com o diretor-desportivo. Já estivemos a conversar sobre isso, porque se queremos, e eu quero muito ter o meu FC Porto de volta, é preciso ter esses jogadores. Não basta ser bons jogadores, é preciso algo mais. É como o Andoni dizia, o que é ser jogador à Porto."
O que é necessário para voltar a esses tempos de sucesso? "Uma pergunta difícil... Posso dar um exemplo meu. Nos anos de 2003 e 2004, em que ganhámos provas europeias, nada acontece por acaso. Nesses anos, eu levantava-me contente para ir trabalhar. Era dos primeiros a chegar, dos últimos a sair, sentia-me bem no clube. Havia ligação entre jogadores e equipa técnica, departamento médico, roupeiros... Tínhamos um rumo, sabíamos o que queríamos e como lá chegar. Nenhum e ninguém se desviou desse caminho para o sucesso."
Mourinho deu o seu nome como exemplo de grande líder: "É um orgulho que as palavras venham de um dos melhores. Colocam-me a questão do que é ser líder. Um líder resume-se a dar o exemplo e ter sucesso. Estou convencido de que temos vários líderes dentro dos diversos plantéis do FC Porto."
Aceitar o regresso: "Foi muito fácil. O convite do André [Villas-Boas] apareceu e posso dizer as palavras que ele usou no início. O FC Porto é o meu clube, a minha casa, a minha paixão. Ter oportunidade de voltar a esta casa pela porta grande, não poderia dizer que não. Sentir que podemos ser uma lufada de ar fresco, trazer coisas novas ao FC Porto. A resposta não podia ser outra."
Sobre o Aves SAD: "A aproveitar para agradecer ao Aves SAD, a compreensão que tiveram com esta situação. As coisas estão esclarecidas, vou continuar até ao final da época e espero ter muito sucesso. Quero comemorar duas vezes em pouco tempo."