Dragões e leões são das equipas menos visadas pela pontaria do brasileiro que apenas marcou por uma vez a cada rival e na conversão de grandes penalidades, ambas no reduto encarnado
Corpo do artigo
Apesar de ser o maior goleador do Benfica nas últimas temporadas (exceção feita à de 2016/17, onde uma lesão o parou várias semanas), Jonas ainda persegue um feito individual não atingido em nenhum dos quatro anos passados de águia ao peito: vencer no Estádio da Luz um grande clássico do futebol português. Entre embates com o FC Porto e com o Sporting na condição de visitado, o Pistolas disputou cinco encontros sem nunca sair vencedor, averbando as águias nos mesmos três empates e duas derrotas. Um registo que Jonas espera contrariar já hoje perante os dragões, num jogo que pode valer um passo de gigante rumo ao título de campeão.
Conhecido pela faceta goleadora, Jonas só hoje saberá em definitivo se irá a jogo, embora esteja nas contas de Rui Vitória. Mas, retrospetivamente, os seus confrontos passados com o FC Porto na Luz não lhe deixaram as melhores memórias. Na época passada, por exemplo, o Benfica empatou 1-1 com os dragões, com o camisola 10 a faturar pela primeira vez em Portugal frente a este rival mas de grande penalidade. Em 2015/16, o desfecho foi pior, com as águias a perderem por 2-1 em casa e o brasileiro a ficar a seco nos 90 minutos que jogou, tal como também sucedera na época anterior (0-0). Se contra o FC Porto Jonas apenas marcou por uma vez e de penálti, o mesmo se aplica nos clássicos com o Sporting: o seu único tento foi já esta época e também na conversão de um castigo máximo. Aí, no entanto, o golo do Pistolas teve sabor especial por ter sido obtido nas compensações e por ter garantido um ponto. Em 2015/16, no entanto, as águias foram derrubadas por 3-0.
Embora pouco "matador" contra os maiores rivais, Jonas soma já 121 golos em 150 jogos pelo Benfica, sendo o Belenenses a sua maior vítima, com 11 golos encaixados só na Liga. O avançado tem 33 golos no campeonato, que representam 44 por cento dos 75 da equipa.
Rui Vitória assume dúvida, mas conta com o 10 em campo
Depois de ter falhado a visita ao V. Setúbal na jornada passada, Jonas ainda não é dado como certo no clássico. Rui Vitória convocou o brasileiro, à condição, mas conta que esteja apto. "Se fosse hoje [ontem], Jonas possivelmente não jogaria. Amanhã [hoje] vamos ver qual é a evolução. Ele poderá jogar o tempo inteiro ou, algo que não me agrada muito, que é estar no banco e, se eu entender que será útil, poderá entrar. Pode também haver, ainda, um terceiro cenário, que é ele não estar nas condições ideais para jogar. Amanhã [hoje] logo se vê", disse o técnico na conferência de Imprensa.