O avançado foi libertado pelos leões para poder jogar e valorizar-se ao serviço da seleção da Colômbia no Brasil.
Corpo do artigo
A convocatória de Teo Gutiérrez para a seleção da Colômbia, que disputará os Jogos Olímpicos no Brasil no próximo mês, foi recebida de braços abertos tanto pelo avançado como pelo Sporting. No caso dos leões, sabe O JOGO, esta é vista como uma excelente oportunidade para valorizar o jogador e assim fazer um encaixe significativo para os cofres da SAD. Aquando da contratação de Gutiérrez ao River Plate, na época passada, o Sporting pagou cerca de 3,4 milhões de euros e, agora, Bruno de Carvalho tem a expectativa de recuperar, com lucro, esta quantia - os leões estavam a pedir seis milhões de euros. A montra dos Jogos Olímpicos, onde Gutiérrez será uma das figuras de proa no ataque dos cafeteros, pode facilitar o aparecimento de ofertas de compra concretas, dado que, até agora, o emblema leonino só tem recebido abordagens para empréstimos do avançado, que tem contrato até 2018. Uma destas abordagens recentes veio dos argentinos do Rosario Central, que ainda não desistiram de reforçar o grupo de trabalho (ver caixa) com Teo, mas, tal como já sucedeu noutros casos, este clube também só pondera um empréstimo.
Certo é que Teo Gutiérrez vai assumir-se como o líder da equipa sub-23 do seu país, ele que já tem 48 jogos pela seleção principal e 15 golos marcados. Esse estatuto garante-lhe a titularidade e, dessa forma, mais tempo para se mostrar.
A saída de Gutiérrez de Alvalade, por sua vez, é bem vista por Bruno de Carvalho no plano financeiro, podendo recuperar o investimento feito num atleta já com 31 anos, mas também no plano desportivo. Isto porque os recorrentes casos que têm envolvido Gutiérrez, nomeadamente os sucessivos atrasos nos regressos a Lisboa após as suas viagens à América do Sul, deixam descontente a SAD, que vê nessas atitudes mais uma razão para deixar o jogador sair, mesmo agradando este a Jorge Jesus.
Gutiérrez, que ainda está integrado no estágio dos leões na Suíça, já foi autorizado a juntar-se à sua seleção na próxima terça-feira. Desta forma, Gutiérrez chegará aos Estados Unidos ainda a tempo de ver ou jogar pela Colômbia nos particulares com a Argentina (dia 21) e com as Honduras (24). Nos Jogos Olímpicos, cuja final será a 20 de agosto, a Colômbia defronta Suécia, Japão e Nigéria na fase de grupos.
Ontem, o selecionador colombiano enalteceu o facto de poder contar com reforços experientes, entre eles Teo. "Vamos tentar que estes dois [Gutiérrez e Pabón] nos tragam algo de muito bom. Ambos sentem que os Jogos Olímpicos são uma grande oportunidade para eles e para o futebol colombiano", disse o técnico cafetero, lamentando apenas não ter podido chamar todos os atletas que desejava. "É impossível querer trazer os melhores e não nos deixarem", criticou Carlos Restrepo.