Jogos e mil quilómetros de avião: Benfica duas semanas a voar na montanha russa
A viagem até Moscovo é já na próxima segunda-feira, pelo que o tempo não abunda para Jesus afinar a equipa.
Corpo do artigo
Após as folgas que se seguiram ao empate no jogo de preparação com o Marselha (1-1), a equipa principal do Benfica iniciou ontem, quarta-feira, um ciclo de trabalho que só vai terminar no dia 10 de agosto, com a realização da segunda mão da terceira eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Spartak.
São 14 dias de trabalho com três jogos e duas viagens de quatro mil quilómetros de avião pelo meio, num grau de exigência total que pode marcar positiva ou negativamente o resto da temporada encarnada.
A viagem para Moscovo está marcada já para segunda-feira, pelo que, até lá, Jorge Jesus conta com seis dias de trabalho (incluindo o dia de ontem e o da viagem) para delinear a tática e preparar o encontro da primeira mão com o Spartak.
Na terça há treino em Moscovo e o jogo realiza-se na quarta-feira às 18h00 portuguesas (20h00 locais), prevendo-se que a equipa regresse no dia seguinte ao encontro. A viagem tem a cidade do Porto como destino e, como o dia é de recuperação, será efetuado apenas um treino de preparação para o jogo de estreia na I Liga, diante do Moreirense, no sábado, dia 7.
O regresso a Lisboa far-se-á a seguir ao encontro e, no domingo, os mais utilizados devem voltar a fazer apenas descompressão. Na segunda-feira seguinte (dia 9) é preparado o duelo da segunda mão, no Estádio da Luz, que vai decidir a equipa apurada para o play-off, esse sim, já a valer a qualificação direta para a fase de grupos da prova milionária. Na época passada, relembre-se, os encarnados não conseguiram o apuramento, ao caírem frente ao PAOK no play-off de acesso.
Everton à parte segue para Moscovo
O brasileiro Everton esteve em isolamento profilático depois de regressar do Brasil, onde disputou a Copa América e, apesar de já estar a treinar individualmente, só é reintegrado no grupo no próximo domingo, ou seja, um dia antes da viagem do plantel até Moscovo.
O extremo estará integrado na comitiva para a Rússia, mesmo tendo apenas um dia de trabalho junto do coletivo, contando assim como opção de Jorge Jesus para defrontar o Spartak. Uma partida em que o treinador não vai poder contar com Diogo Gonçalves para o corredor direito, ficando resumidas as suas opções a Gilberto, que foi titular com o Marselha, e Gil Dias, extremo que foi contratado este defeso ao Famalicão e que nos últimos dias tem estado a ser preparado para atuar atrás, à esquerda e... à direita.