Receção ao Paços de Ferreira permite ao atual treinador ultrapassar Jesualdo Ferreira no ranking do estádio do FC Porto.
Corpo do artigo
A cumprir a quarta época, Sérgio Conceição vai orientar os portistas em casa pela 90ª vez. Ganhou 83,1 % das partidas. Só Vítor Pereira tem melhor aproveitamento, mas com metade dos jogos
A receção desta quarta-feira à noite ao Paços de Ferreira vai coroar Sérgio Conceição como o novo "rei" do Estádio do Dragão, tornando-se no treinador do FC Porto com mais jogos na história daquele palco.
O encontro da Taça da Liga - competição para a qual ainda não perdeu em casa - será o 90º que vai orientar no recinto que foi inaugurado em novembro de 2003 e, dessa forma, ultrapassará Jesualdo Ferreira [novo treinador do Boavista] que há muito estava sentado no trono do Dragão.
Aliás, estes dois treinadores juntos orientaram 44 por cento dos 404 jogos oficiais do FC Porto no estádio que substituiu as Antas.
A estreia de Sérgio Conceição no Dragão aconteceu com uma goleada por 4-0 ao Estoril, em agosto de 2017, na ronda inaugural do campeonato que viria a conquistar, terminando com o ciclo vitorioso do Benfica. É nessa prova que tem mais jogos, naturalmente: são 56, dos quais ganhou 50. Depois, soma 13 na Liga dos Campeões, 11 na Taça de Portugal, cinco na Taça da Liga e quatro na Liga Europa. Como se pode ver aqui ao lado, Conceição ganhou 74 jogos em casa, empatou seis e perdeu nove (mais de metade nas provas europeias), o que significa que tem uma percentagem de sucesso é de 83,1, valor que o coloca atrás apenas de Vítor Pereira que deixou o Dragão com 85,7 por cento de vitórias. Porém, o atual treinador do Shanghai SIPG só orientou o FC Porto em casa por 42 vezes (duas temporadas em que foi campeão nacional), menos de metade das de Conceição. Em termos absolutos, até pertence a José Mourinho o melhor registo (90,9%), contudo o treinador que inaugurou o Dragão só se sentou no banco 11 vezes. Luís Castro surge a seguir com 88,8% de vitórias em nove jogos.