Jogadores internacionais no FC Porto: houve oito saltos no trampolim num ano
Samu e Djaló foram os últimos a entrar no grupo dos que se estrearam nas seleções ao serviço dos dragões desde novembro de 2023
Corpo do artigo
De um lado a exigência, do outro uma oportunidade que muitos têm aproveitado: no último ano, sensivelmente, oito jogadores estrearam-se por seleções nacionais enquanto representantes do FC Porto. A lista cresceu na segunda e com poucos minutos de diferença entre o lançamento de Samu pela Espanha, que venceu a Suíça, e a entrada de Tiago Djaló na seleção portuguesa, que empatou (1-1) com a Croácia.
Como se vê no quadro abaixo, esta sequência começou em novembro do ano passado, com a chamada de João Mário por Portugal e de Pepê pelo Brasil, seleção que também estreou, na época passada, Wendell, Galeno e Evanilson. O ponta-de-lança, assim como Francisco Conceição, que começou a espalhar brasas na Seleção Nacional em março e foi mesmo convocado (e decisivo) no Europeu, são os únicos que já não representam os dragões, depois de terem saltado para a Premier League (Bournemouth) e Série A (Juventus), respetivamente. Fica, no entanto, o rótulo do FC Porto numa etapa sempre marcante da carreira, com a valorização do atleta a servir de atenuante para o desgaste provocado por mais jogos e viagens e dos dias de ausência de trabalho com o plantel.