Não esconderam a tristeza e a revolta pela derrota diante do Farense. Segue-se o jogo decisivo em casa do Sporting
Corpo do artigo
O Vitória de Guimarães estava a um triunfo, diante do Farense, de garantir o apuramento europeu, mas acabou por escorregar e adiar a decisão para a última jornada, em Alvalade, frente ao Sporting. No final do encontro, sabe O JOGO, Luís Freire encontrou um plantel frustrado e triste, não apenas pela derrota, mas também pela arbitragem.
Os conquistadores consideram que foram prejudicados no lance de uma grande penalidade não assinalada, por alegada falta sobre João Mendes, no penálti marcado a favor do Farense, assim como no segundo golo dos algarvios, que foi validado apesar de uma alegada falta sobre Borevkovic. Perante estas decisões, o plantel não escondeu a revolta e Luís Freire apoiou os jogadores sem, no entanto, deixar de mostrar insatisfação pela exibição menos conseguida da equipa minhota.
Ainda assim, o treinador vitoriano fez questão de deixar um voto de confiança à equipa, pedindo reação em Alvalade, no desafio que marca o final da temporada. Luís Freire tem provado saber reagir da melhor forma às derrotas desde que está nos conquistadores: respondeu sempre com triunfos após desaires. Após as derrotas diante de Estoril, Bétis e Benfica, a equipa conquistou três pontos diante de Aves SAD, Estrela da Amadora e Rio Ave, respetivamente.
Para assegurar o quinto lugar, último que dá acesso às competições europeias, o Vitória terá de vencer o Sporting ou fazer o mesmo resultado que o Santa Clara, que visita o Farense. Caso os minhotos festejem a ida à Europa, este será o quarto apuramento consecutivo, marca que foi alcançada apenas uma vez, entre 1995 e 1999, então na Taça UEFA.
Há esperança por Gustavo Silva
Gustavo Silva teve de deixar o desafio diante do Farense mais cedo devido a um problema físico e está em dúvida para o jogo com o Sporting, em Alvalade. Luís Freire só tomará uma decisão definitiva mais perto do jogo, mas tudo indica que o avançado brasileiro poderá dar o contributo à equipa num jogo que decidirá quem vai garantir o último lugar que dá acesso às competições europeias. Gustavo é o melhor marcador dos conquistadores, com 11 golos, o último dos quais marcado diante dos algarvios.