Jogadores de Sporting e FC Porto acompanharam crianças com autismo na Taça da Liga
Iniciativa da Liga Portugal na final four da Taça de Portugal pretende sensibilizar para a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
Corpo do artigo
Jogadores de Sporting e FC Porto entraram em campo no Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa, na terça-feira, acompanhados por 12 crianças autistas, a quem o recurso a auscultadores para isolamento de estímulos sonoros permitiu desfrutar do espetáculo. Os futebolistas também utilizaram auscultadores para sensibilizar para esta causa.
Cada criança teve também a companhia de um amigo a assistir ao jogo.
"A Perturbação do Espectro do Autismo afeta o neuro-desenvolvimento, traduz-se em dificuldades ao nível da comunicação verbal e não verbal e da interação social. Por assumir características muito variadas na forma como se manifesta, o autismo é definido como um espectro sobre o qual a ciência tem ainda muito a descobrir. Os sintomas tendem a manifestar-se nos primeiros três anos de vida e requerem uma intervenção interdisciplinar que representa um grande desafio para as famílias, os profissionais de Saúde e de Educação, no sentido de garantir uma intervenção que dê a resposta adequada a cada caso", nota a Liga Portugal.