Jogadora do Braga denuncia insulto racista: "Sou negra e não peço desculpa por isso"

Shade Pratt, jogadora do Braga
Shade Pratt recorreu às redes sociais para denunciar situação.
Corpo do artigo
Shade Pratt, jogadora da equipa feminina do Braga, recorreu esta quarta-feira às redes sociais para denunciar um ato de alegado racismo durante o jogo entre a formação arsenalista e o Cadima, em Cantanhede, no último domingo.
"Como afro-americana, o racismo e microagressões diárias não são uma novidade, mas no último fim de semana, em Portugal, experienciei na primeira mão a jogar o desporto que amo. Uma adepta da equipa adversária dirigiu-me um insulto racista durante o jogo", começa por referir a norte-americana, na sua conta do Instagram.
"O racismo é um ato cobarde e sem classe. E, dessa forma, ela escolheu esconder-se entre os adeptos, mas não se atreveu a chegar à frente e dizê-lo na minha cara. Os que estavam ao lado dela e deixaram-na esconder-se escolheram o lado do silêncio na luta contra o racismo e permitiram-lhe repetir este comportamento. Este incidente isolado não mudou a minha forma de ver as pessoas fantásticas que conheci em Portugal. No entanto, isto serve para lembrar que o racismo está bem vivo em todos os cantos do Mundo", acrescentou Shade Pratt, que chegou na presente época ao Braga. A terminar, deixa um apelo:
"Terminar com o racismo é uma batalha que exige esforço de todos. Todos têm de cumprir o respetivo dever em fazer do Mundo um lugar melhor. Neste sentido, vou opor-me sempre e falar em qualquer instância - é a minha obrigação. Sei que as más ações dos outros não podem quebrar a minha confiança, espírito ou felicidade. Sou uma mulher negra e não peço desculpa por isso. Escolho ficar acima disso e será sempre assim", rematou.
https://www.instagram.com/p/B3rbX8OHqXC/
Shade Pratt marcou um dos sete golos da vitória bracarense em casa do Cadima, por 7-0.
