Médio foi titular nas últimas duas jornadas, contra FC Porto e Vizela, e a SAD aposta nele para a próxima temporada, candidatando-se ao lugar deixado em aberto por Makouta
Corpo do artigo
Numa altura em que a SAD do Boavista trata da constituição do plantel para a próxima temporada, Joel Silva perspetiva-se como peça importante, forte candidato ao lugar deixado em aberto por Makouta, médio que deixou o Bessa a custo zero depois de três épocas ao serviço dos axadrezados.
Jogador de 21 anos cumpriu a segunda época no plantel principal e mereceu a confiança de Jorge Simão, numa fase crítica da época. A resposta foi excelente e até marcou um golaço na “final” com o Vizela.
O médio deixou bem claro nas últimas jornadas que tem valor para se impor definitivamente na próxima temporada. Joel Silva cumpriu a segunda época na equipa principal do Boavista e só ao 23.º jogo é que fez a estreia na I Liga, tendo sido aposta do treinador Jorge Simão para o dérbi contra o FC Porto, no Dragão. Apesar do batismo em contexto complicado - pelo poderio do adversário e face à necessidade de pontuar dos boavisteiros -, não tremeu, voltando a ser aposta para mais uma “final”, contra o Vizela. E que grande exibição realizou, num jogo dramático. Foi até dele o primeiro golo dos boavisteiros, num pontapé fortíssimo.
Habituado a jogar como médio-defensivo ou como interior esquerdo, Joel Silva adapta-se a vários sistemas táticos, tendo até jogado como lateral-esquerdo na formação do FC Porto
Apesar da estreia tardia a marcar pela equipa principal nesta campanha, Joel chegou aos 11 golos em 2021/22, época em que contribuiu para o título de campeão nacional da II Divisão de Juniores A do Boavista. Um sinal das boas características de um médio que recupera e constrói, com capacidade tanto para jogar como médio-defensivo ou interior, na posição 8. Valências que lhe permitem adaptar-se facilmente a vários sistemas.
Curiosamente, apesar de rotinado como médio, onde rende mais, Joel mostra, aos 21 anos, margem de progressão e que pode fazer várias posições, inclusive no setor mais recuado. Na formação do FC Porto, por exemplo, atuou muitas vezes como lateral-esquerdo, fazendo uso do bom pé esquerdo e da capacidade para recuperar bolas e subir pelo flanco.
Reencontro com os dragões
Joel Silva cumpriu a segunda temporada na I Liga, mas só ao 23.º jogo é que foi titular pela primeira vez. Quis o destino que fosse no Estádio do Dragão, contra o FC Porto, clube que o dispensou em 2019, então nos Juniores B. O médio chegou ao Boavista depois de nove temporadas na formação dos dragões, onde teve a companhia, durante largos anos, dos atuais companheiros Martim Tavares e Berna Conceição.