O ponta de lança português, de 25 anos, rescindiu ontem com os italianos do Palermo e vai assinar pelos castores
Corpo do artigo
Rei morto, rei posto! O Paços de Ferreira preveniu a saída do ponta de lança Cícero, prestes a assinar pelos turcos do Sanliurfaspor, com a contratação de João Silva, ex-Palermo. O ponta de lança de 25 anos rescindiu ontem o contrato que o ligava ao clube siciliano e vai assinar pelos pacenses a custo zero, embora a duração do contrato ainda não esteja definida.
João Silva esteve sob a luz dos holofotes em 2010, quando, com 19 anos e após cumprir a primeira época como sénior, no Aves, da II Liga, foi contratado pelo Everton. Os ingleses ficaram impressionados com o poderio físico e a eficácia do internacional jovem luso, que em 2009/10 apontou 14 golos em 33 jogos pelos minhotos. O negócio foi avante: o jogador assinou por duas temporadas e o Aves recebeu 580 mil euros. A experiência inglesa, porém, não lhe correu bem; no primeiro ano de contrato foi cedido ao Leiria (12 jogos/4 golos), no segundo seguiu emprestado para o V. Setúbal. Pelo clube de Goodison Park nunca jogou na Premier League.
Os búlgaros do Levski Sófia foram a etapa seguinte, já desvinculado do Everton, com oito golos e 35 jogos em dois anos, mudando-se a seguir para Itália, onde vestiu a camisola do Bari, na Série B, por duas épocas e com um saldo de 44 jogos e oito golos. Apesar de a última época no Bari ter sido para esquecer - fez só um jogo -, João Silva despertou a atenção do Palermo, da Série A italiana, que perto do fecho do mercado de transferências desesperava por um avançado. O português foi contratado em cima do fecho das inscrições e escolheu a camisola 10 do Palermo, que anteriormente fora envergada por Miccoli, antigo jogador do Benfica. O ano, contudo, não deixou saudades, com apenas dois jogos disputados.