João Pinheiro imune ao mediatismo: "Por muitas ameaças que sejam feitas não se deixa afetar"
Advogado de Famalicão, que está a tempo inteiro na arbitragem, estreia-se num FC Porto-Benfica. O juiz de 34 anos, que fará esta noite o jogo 130 na I Liga, segue o plano de treinos "normal" antes do clássico, conta a O JOGO uma fonte próxima. Ainda na quinta-feira trabalhou no Polo Profissional da Maia...
Corpo do artigo
Nomeado para dirigir esta noite o segundo clássico desta edição da I Liga, João Pinheiro, advogado de Famalicão, é arbitro a tempo inteiro e terá, no Dragão, a missão de dirigir pela primeira vez um FC Porto-Benfica, depois de já ter apitado seis jogos entre os dragões e o Sporting.
"Por muitas ameaças que sejam feitas não se deixa afetar; não o perturbam rigorosamente em nada. Está devidamente preparado e imunizado para estar sereno e fazer uma arbitragem muito tranquila no clássico", garantiu a O JOGO Cunha Antunes, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Braga sobre o juiz de 34 anos, que fará hoje o 130.º jogo no escalão principal.
"Normalmente, os árbitros procuram não acompanhar o que anda em volta dos jogos. Notícias, especulações, tudo o que possa acontecer. São imunes por natureza, concentram-se no jogo e é esse o caso do João Pinheiro", adianta o dirigente que lidera o CA de Braga desde 2011.
Um amigo da arbitragem de João Pinheiro confirmou ainda que o árbitro, que se estreou na Liga dos Campeões a 6 de setembro, no Leipzig-Shakhtar, "nunca foi pessoa de se incomodar com o que se diz nos média e nas redes sociais e tem capacidade para ficar indiferente aos comentários".
Aquele que foi o melhor classificado nas duas últimas épocas e está no Grupo A da UEFA - perto de subir à Elite, onde está Artur Soares Dias -, tem, como todos os árbitros, "condições de excelência para estarem devidamente à altura das responsabilidade", como sublinhou Cunha Antunes. Pinheiro cumpre três treinos no Polo Profissional, na Maia, um em casa, e tem um dia de descanso. É, como todos os juízes, supervisionado pela Unidade de Saúde e Performance da FPF, formada por médicos, fisioterapeutas, técnicos de arbitragem e preparadores físicos.
"O plano de treinos para os clássicos é normal, sem stress. Hoje (ontem) trabalhou normalmente na Maia, mas com alguma natural ansiedade, porque um FC Porto-Benfica não é um jogo qualquer", revelou uma fonte próxima do árbitro da AF Braga.