Decisão do Conselho de Arbitragem para o jogo grande da 33ª jornada da I Liga e que pode decidir o título de campeão
Corpo do artigo
João Pinheiro é o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir o Benfica-Sporting, partida da 33ª jornada da I Liga que pode decidir desde já o novo campeão nacional. O árbitro da AF Braga estará na Luz, onde dará o apito inicial às 18h00, dois dias depois de dirigir o Chelsea-Djurgarden, da segunda mão das meias-finais da Liga Conferência, em Londres.
Benfica-Sporting
Árbitro: João Pinheiro
Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia
4.º árbitro: Gustavo Correia
VAR: André Narciso
AVAR: Paulo Brás
Nacional-Rio Ave
Árbitro: Bruno Costa
Assistentes: Ângelo Carneiro e João Morte
4.º árbitro: Diogo Rosa
VAR: Miguel Nogueira
AVAR: Pedro Felisberto
Santa Clara-Famalicão
Árbitro: José Bessa
Assistentes: Nuno Manso e Hugo Santos
4.º árbitro: Fá Sanhá
BVAR: Manuel Oliveira
AVAR: Inácio Pereira
Casa Pia-Braga
Árbitro: Luís Godinho
Assistentes: Rui Teixeira e Pedro Mota
4.º árbitro: Halim Shirzad
VAR: Vasco Santos
AVAR: João Bessa Silva
Gil Vicente-Arouca
Árbitro: Carlos Macedo
Assistentes: Sérgio Jesus e João Macedo
4.º árbitro: Fábio Silva
VAR: Rui Silva
AVAR: Carlos Martins
Estrela-Aves SAD
Árbitro: Tiago Martins
Assistentes: Hugo Ribeiro e José Mira
4.º árbitro: Flávio Lima
VAR: Rui Silva
AVAR: Carlos Martins
Moreirense-Estoril
Árbitro: Miguel Fonseca
Assistentes: Nelson Cunha e João Martins
4.º árbitro: Humberto Teixeira
VAR: Manuel Oliveira
AVAR: Inácio Pereira
Vitória Guimarães-Farense
Árbitro: David Silva
Assistentes: Francisco Pereira e Carlos Campos
4.º árbitro: Flávio Jesus
VAR: Bruno Esteves
AVAR: Nuno Pires
Boavista-FC Porto
Árbitro: Cláudio Pereira
Assistentes: Pedro Ribeiro e André Dias
4.º árbitro: Iancu Vasilica
VAR: Manuel Mota
AVAR: José Pereira
O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela quarta vez um dérbi entre Benfica e Sporting, no sábado, na 33.ª e penúltima jornada da I Liga, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O árbitro da associação de Braga, de 37 anos e internacional desde 2016, vai estar pela 18.ª vez num clássico, naquele que vai ser o seu quarto embate entre águias e leões, depois de, esta temporada, já ter dirigido o encontro entre os dois clubes da final da Taça da Liga, que o Benfica venceu, no desempate por grandes penalidades (7-6, após 1-1 no tempo regulamentar).
Antes desse jogo em Leiria, João Pinheiro dirigiu os dérbis que terminaram igualados 2-2, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal da época passada, no Estádio da Luz, em Lisboa, que carimbou o acesso do Sporting à final, após o triunfo por 2-1 na primeira mão, e da 33.ª jornada da I Liga de 2022/23, no caminho do Benfica para a conquista do título na última ronda.
Além dos três empates entre os rivais de Lisboa, o advogado, natural de Vila Nova de Famalicão, já esteve também noutros 14 clássicos, nove entre Sporting e FC Porto e cinco entre Benfica e FC Porto.
Para este registo muito contribuiu a nomeação por parte do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF de João Pinheiro para cinco dos oito jogos entre 'grandes' já disputados na presente temporada, incluindo dois clássicos entre Benfica e FC Porto, ambos para a I Liga (4-1 e 1-4) e outros tantos entre Sporting e FC Porto, o da Supertaça Cândido Oliveira (4-3 para os dragões, depois de 3-3) e o da 21.º jornada do campeonato (1-1), além da referida final da Taça da Liga.
Esta época escaparam apenas a Pinheiro as vitórias do Sporting frente ao FC Porto, por 2-0, para a I Liga, dirigida por Luís Godinho, e por 1-0, para a Taça da Liga, apitada por António Nobre, e diante do Benfica, por 2-1, na primeira volta do campeonato, arbitrada por Fábio Veríssimo.
No jogo grande da 33.ª ronda da I Liga, João Pinheiro vai ter como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, o quarto árbitro vai ser Gustavo Correia, enquanto no videoárbitro (VAR) vai estar André Martins, coadjuvado por Paulo Brás (AVAR).
O Sporting, primeiro classificado, e o Benfica, segundo com os mesmos 78 pontos do líder, defrontam-se no sábado, a partir das 18:00, no Estádio da Luz, em Lisboa.
A visita do FC Porto, terceiro colocado com 65, ao Boavista, 16.º e antepenúltimo, no domingo, vai ser arbitrada por Cláudio Pereira, enquanto a receção do Casa Pia, oitavo, ao Braga, quarto também com 65, no sábado, vai ser dirigida por Luís Godinho.
Ainda na luta pela permanência, Tiago Martins vai arbitrar a receção do Estrela da Amadora, 15.º, ao Aves SAD, 17.º e penúltimo, enquanto o embate entre Vitória de Guimarães e Farense, no Minho, vai ser apitado por David Silva.