O mais jovem treinador dos três principais campeonatos do futebol nacional faz hoje 32 anos. Sonha com o título da Liga 3, o que lhe daria um registo histórico
Corpo do artigo
Chama-se João Pereira, nasceu em Coimbra e faz esta terça-feira 32 anos. Orienta o Alverca e é o mais jovem treinador em funções nos três principais escalões do futebol português, podendo estar à porta de garantir um registo histórico em Portugal.
O clube ribatejano é um dos oito apurados para a fase de subida e se conseguir o título da Liga 3 o técnico bate o recorde absoluto que ainda está em posse do hungaro Mihaly Siska (campeão nacional pelo FC Porto com 33 anos e 109 dias) e o de Juca, até hoje o mais novo treinador português a garantir um troféu nacional (campeão no Sporting em 1961/62 com 33 anos), superando também André Villas-Boas, que conquistou a I Liga pelo FC Porto em 2010/11 com 33 anos, cinco meses e 17 dias.
É a segunda temporada consecutiva que João Pereira consegue chegar a esta fase de decisão na Liga 3, depois de na época passada ter comandado com sucesso o Amora. Juntamente com ele, também Agostinho Bento (Felgueiras, 54 anos) e Custódio Castro (Braga B, 50 anos) são os repetentes. O jovem treinador do Alverca alcançou 10 vitórias, cinco empates e averbou cinco derrotas nos 20 jogos até agora realizados em 2023/24, pertencendo aos ribatejanos uma das grandes goleadas da Taça de Portugal (13-0 frente ao Gavionenses, da AF Portalegre).
Antigo futebolista com formação na Académica, João Pereira cedo abraçou a carreira de treinador. Trabalhou na formação do Mealhada e chegou depois ao FC Porto, onde foi adjunto de Mário Silva. Também no Olival cruzou-se com jogadores como Vitinha, Fábio Vieira, João Mário, Romário Baró ou Gonçalo Borges, tendo sido ainda adjunto de Luís Gonçalves, que em 2019 acompanhou na seleção de Moçambique, onde orientou o sportinguista Geny Catamo. Esteve ainda na academia do Braga, o que lhe deu bagagem suficiente para lançar uma carreira no futebol sénior que parece ser bastante promissora.