Jovem de 17 anos é central, canhoto, exibiu-se em boa forma na Youth League e é um dos que pode mostrar-se no estágio de arranque da próxima temporada. Impressiona no passe longo.
Corpo do artigo
João Muniz está a galgar na hierarquia e pode ser aposta na próxima pré-temporada. De acordo com o que O JOGO apurou, o central de 17 anos, titular seis vezes na Youth League, nomeadamente na meia-final de sexta-feira contra o AZ Alkmaar, está na lista dos jogadores a ver no arranque da próxima temporada.
O atleta nessa altura já terá 18 anos e tem conquistado os treinadores das várias equipas de formação e já treinou com Rúben Amorim na equipa A, depois dos brilharetes que fez na Seleção de sub-19, ajudando as Quinas a qualificarem-se para o Mundial.
Sabe O JOGO que Rúben Amorim procurou na formação um central com pé canhoto e com apetrechos na saída de bola e no passe longo. Agora com 1,92 metros de altura, o central também passou, noutras alturas pela lateral esquerda, e está confortável com a bola nos pés. A sua subida à equipa B, na Liga 3, enfrentando adversários com mais uma década do que ele, tem ajudado a que ganhe intensidade e experiência.
O jovem tem contrato até 2024, uma situação normal por ser menor de idade. No entanto, a pretensão da SAD é amarrá-lo pelo menos até 2027 e a negociação está para breve, seguindo o exemplo de Chermiti por exemplo. Para já, Amorim olha para dentro à procura de uma solução interna para trabalhar com tempo, estando ciente que o clube investiu muitos milhões em Diomande e St. Juste e que a renovação de Neto continua por acertar e que Gonçalo Inácio é cobiçado por muitos clubes europeus.
Muniz é filho de Vagner, central brasileiro que representou Felgueiras e Estoril, e nasceu na Ribeira Brava, na Madeira, tendo acompanhado o pai, jogador na altura, para o distrito de Viseu. Representou o Académico, rumou ao Casa de Benfica de Viseu e estava na equipa abaixo de António Silva, central internacional A. Passou ainda pelo Lusitano Vildemoinhos e pelo Pinguinzinho antes de chegar a Alcochete em 2019/20.