João Moutinho e os estímulos da águia: médio não defronta Benfica desde golo de Kelvin
Poupado em Vizela, encheu o campo em Nápoles, provando pujança e classe para ser patrão ante Benfica, mesmo que jogue Al Musrati
Corpo do artigo
O Braga deixou a Champions com essa mágoa bem estampada no rosto de João Moutinho, o mais laureado do plantel dos guerreiros, que vai escondendo qualquer máscara de esforço apesar dos 37 anos. A expressão de inconformismo do internacional português foi bem captada em Nápoles, sinal de que o médio foi mesmo para Braga para marcar a diferença e conquistar títulos.
Médio, de 37 anos, tem nas pernas imensos jogos contra o Benfica pelo Sporting e FC Porto. Curiosamente, o último que fez em Portugal ficou conhecido como o milagre de Kelvin, em 2012/13.
Com a equipa em maré vitoriosa na I Liga, quatro vitórias seguidas e Moutinho a subir ao onze em três delas, no mesmo período em que se destacou como elemento nevrálgico e de valor acrescentado na prova milionária, a receção ao Benfica empresta otimismo, mesmo com essa derrota averbada em Nápoles, havendo um histórico recente muito animador para os minhotos na Pedreira e um plantel motivado pela luta mais aberta na frente do campeonato, em função das últimas rondas. Apenas a um ponto das águias, o Braga tem motivação pronta de ultrapassagem imediata e na contratação de Moutinho reside um verdadeiro farol para este tipo de encontros.
João Moutinho defrontou o Benfica 27 vezes, também o fez pelo Mónaco, tendo tido até Rui Costa como adversário, ou Custódio e Hugo, que têm funções em Braga, como colegas
Regressado a Portugal, praticamente dez anos depois de ter deixado o FC Porto e rumado ao Mónaco, o médio é um mestre de clássicos, jogados pelo Sporting e pelo FC Porto. A última vez que defrontou os encarnados remete-o para uma noite de múltiplos encantos, já que esteve em campo na vitória dos dragões sobre o Benfica (2-1) com reviravolta final, selada por Kelvin. Um chamado milagre que determinou uma já pouca imaginada coroação portista nessa época.
João Moutinho tem já 995 jogos a nível sénior, colheita de 18 já feita em Braga, caminhando para marca memorável
Moutinho esteve nesses festejos radiosos e quer, agora, ajudar o Braga a viver algum tipo de glória retumbante. Uma vitória sobre o Benfica ajudará os guerreiros a fortalecerem o seu estofo para esta corrida. No atual contexto, o médio é um dos indiscutíveis no xadrez de Artur Jorge, oferecendo vasto leque de equilíbrios, faltando perceber a solidez de um provável casamento no miolo com o líbio Al Musrati.
============05 TXT caixas e fotolegendas (13240271)============
============10 Frase Estreita_0050 (13240495)============
“Melhorou o futebol da equipa”
Elpídio Silva, goleador do Braga em 1998/99, viu Moutinho aparecer no futebol sénior do Sporting em 2005/06. Confessa entusiasmo pelo papel do médio na Pedreira.
“Foi uma operação excelente para o João e para o Braga. Estamos a falar de um grande jogador e melhor profissional, que apanhou o Braga a moldar-se como clube maior. Ele encaixou na perfeição. Vi alguns jogos e o João tem melhorado o futebol da equipa. Foi uma escolha fantástica, está a provar toda a experiência que reuniu em grandes clubes. Fisicamente está ótimo”.