João Mendes perto de reforçar o Vitória: "Já tem experiência para ser opção regular"
Lateral está bem encaminhado para ser reforço na próxima época. Regressa ao clube onde começou e foi treinado por Tozé Mendes
Corpo do artigo
O regresso de João Mendes, que termina contrato com o FC Porto no final de junho, está muito bem encaminhado. O lateral-esquerdo representou o Vitória de Guimarães entre 2018 e 2021, tendo jogado nos juniores, nos sub-23 e na equipa B. “Se se confirmar o regresso, será mais um para ajudar a atingir os objetivos da equipa na próxima época e traz uma boa dose de experiência, porque fez alguns jogos pela equipa principal do FC Porto, o que lhe dará algum arcaboiço para ser uma opção regular”, defende Tozé Mendes, que orientou o jogador, natural de Guimarães, nos juniores e na equipa B.
Depois de ter jogado nos juniores, nos sub-23 e na equipa B, o defesa-esquerdo, natural de Guimarães, poderá agora fazer parte da formação principal, após ter estado três épocas no Dragão.
Então proveniente do Penafiel, quando João Mendes chegou para jogar nos sub-19, conta o técnico, “o primeiro aspeto que chamou a atenção foi a mentalidade competitiva”. “O João sempre foi sempre extremamente competitivo no treino, e depois transportava para o jogo. Essa é a sua imagem de marca: a seriedade, a capacidade de trabalho, o espírito de sacrifício”, salienta.
“Sempre foi sempre extremamente competitivo. Essa é a sua imagem de marca: seriedade, capacidade de trabalho e espírito de sacrifício”
Como é normal em qualquer jogador jovem, o defesa “tinha um conjunto de valências que precisavam de ser melhoradas”. Como por exemplo, aponta Tozé Mendes, “a capacidade de tomada de decisão e algum refinamento a nível técnico”. “Trabalhámos muito a definição do último terço e os cruzamentos para a área”, recorda, revelando outro pormenor do processo de crescimento. “Trabalhou um pouco na sombra do Rúben Moura, e uma das grandes virtudes do João foi sempre trabalhar imenso, mesmo sabendo que tinha esse colega, que já ia à Seleção de sub-20, e o Afonso Freitas, que estavam acima dele”, sublinha.
Desde que Mendes ingressou no FC Porto, o ex-treinador do Vitória considera que “evoluiu muito a nível técnico e melhorou nos cruzamentos”. “Até estrear-se na equipa A teve um crescimento muito baseado na sua personalidade. É muito competitivo, sabe muito bem o que quer para a carreira e mantém uma humildade muito grande”, elogia.