Médio inaugurou o marcador contra o St. Gallen e aponta a chave para a grande época que o clube minhoto está a fazer
Corpo do artigo
A entrada do V. Guimarães na fase regular da Liga Conferência garantiu a João Mendes o estatuto de titular, algo que não tem acontecido no campeonato. O médio voltou a jogar de início contra o St. Gallen e respondeu com o golo inaugural e uma boa exibição que deixou a equipa praticamente apurada diretamente para os oitavos de final da prova. O jogador de 30 anos assume que a aposta de Rui Borges na rotatividade do plantel é uma das chaves para o sucesso.
O médio regressou à titularidade contra o St. Gallen, respondendo com um golo, e considera que a rotatividade feita por Rui Borges tem contribuído para o êxito da equipa em todas as competições.
“Acima de tudo, prevalece muito o espírito de grupo, que já vem da época passada. Jogámos juntos há algum tempo e isso depois transparece para o campo. As coisas estão a correr bem, a equipa está confiante e as jogadas ainda saem melhor. A equipa diverte-se”, declarou o médio aos enviados-especiais a St. Gallen.
Titular em oito dos 22 jogos que realizou em todas as competições, João Mendes enaltece o trabalho que o plantel está a realizar. “Todos nós já mostrámos que podemos corresponder àquilo que o míster pede e ele sente-se confortável em rodar a equipa. E assim foi, mais uma vez, contra o St. Gallen. Pessoalmente, como é óbvio, quero jogar os jogos todos, como os meus colegas também querem, mas há que respeitar. Acima de tudo temos feito uma boa época em todas as competições, e isso é o mais importante”
O médio-ofensivo garante ainda que a chave do sucesso na Suíça esteve no conhecimento que tinham do St. Gallen. “Estrategicamente estivemos muito bem. Trabalhámos muito bem em St. Gallen, sabíamos as dificuldades que eles teriam em várias zonas do campo e estivemos muito bem a pressionar à frente, aproveitando as oportunidades”, sublinhou.
Apesar de estar em segundo lugar na Liga Conferência, com 13 pontos, apenas superado pelo Chelsea, que tem mais dois, o Vitória ainda não garantiu matematicamente o apuramento direto para os oitavos de final, mas João Mendes acredita que o objetivo será festejado na quinta-feira, na receção à Fiorentina. “Esperávamos consegui-lo em St. Gallen, não foi possível, mas cremos que está muito perto, falta mais um jogo e acreditamos no apuramento”, vincou.
Antes do regresso às competições europeias há um compromisso importante contra o Rio Ave. João Mendes está preparado para ajudar a equipa e joga onde Rui Borges entender, seja na ala, no apoio ao ponta-de-lança ou um pouco mais recuado. “Sinto-me confortável a jogar perto da baliza, perto das decisões, na esquerda ou no meio, onde o míster entender, não tenho uma preferência mas gosto de jogar sempre em zonas interiores e perto da baliza”, reconheceu.
“Rio Ave está a crescer, mas estamos atentos”
O plantel do V. Guimarães treinou na sexta-feira em St. Gallen e este sábado estará na Academia do Vitória para preparar o jogo de segunda-feira, contra o Rio Ave, em Vila do Conde.
“Acima de tudo, temos de recuperar bem, porque segunda-feira temos um jogo muito importante para o campeonato, queremos vencer um adversário muito difícil, que está a crescer, mas estamos preparados e queremos dar uma boa resposta, garantindo os três pontos”, assumiu João Mendes.
“Esperamos um Rio Ave competitivo e que a jogar na sua casa ainda é mais difícil”
O médio-ofensivo da equipa minhota não espera um Rio Ave defensivo no encontro que fecha a jornada 14. “Não, esperamos um Rio Ave competitivo e que a jogar na sua casa ainda é mais difícil”, avisou.