Contratação do lateral-esquerdo está assegurada. Jogador sai do FC Porto a custo zero e dá preferência aos minhotos, apesar de ter recebido convites de outros clubes. Defesa-esquerdo deverá ser oficializado na próxima semana e torna-se no segundo reforço para 2024/25, depois de Samu (ex-Vizela), igualmente a custo zero
Corpo do artigo
João Mendes já não escapa. O lateral-esquerdo vai mesmo jogar no Vitória, tornando-se no segundo reforço para a próxima temporada, depois de garantida a contratação de Samu, jogador que chegou a custo zero após ter representado o Vizela. O defesa, de 24 anos, também não obriga a SAD vitoriana ao pagamento de qualquer verba, tendo em conta que termina o contrato com o FC Porto no próximo dia 30.
O lateral-esquerdo não recebeu qualquer proposta para renovar pelos dragões, depois de três temporadas de azul e branco, e tinha outros convites para prosseguir a carreira, alguns do estrangeiro. No entanto, segundo O JOGO apurou, o esquerdino nem hesitou quando teve conhecimento do interesse do Vitória, clube que representou de 2018 a 2021, precisamente antes de rumar ao FC Porto. Cumprida a etapa no Dragão, João Mendes regressa ao Estádio D. Afonso Henriques pela porta grande.
Depois de 89 jogos disputados entre os Juniores A, os sub-23 e a equipa B, João Mendes tem agora a oportunidade de fazer a estreia pela equipa principal dos minhotos. Tem ainda a hipótese de batismo nas competições europeias, na Liga Conferência.
Garantidas as bases do contrato com o Vitória, o lateral-esquerdo só deverá ser oficializado como reforço na próxima semana, iniciando os trabalhos sob o comando de Rui Borges no dia 19, na Academia vitoriana.
A contratação de João Mendes deixa o plantel com três laterais-esquerdos. Afonso Freitas e Ricardo Mangas também entram, para já, nas contas do ex-treinador do Moreirense, mas o antigo jogador do Boavista, além de poder atuar numa posição mais adiantada, à direita ou à esquerda, é um jogador com mercado e pode sair a qualquer momento para permitir um bom encaixe financeiro.
O regresso de Mendes a Guimarães acontece depois de três épocas ao serviço do FC Porto. Nos dragões chegou a realizar 11 jogos pela equipa principal, nove deles já esta temporada. Na 32.º jornada foi aposta de Sérgio Conceição para a vitória (3-0) em Chaves e até marcou um golo, que seria anulado por fora-de-jogo. Jogou, sobretudo, na equipa B.