João Mário e Zaidu arrancaram a época com a corda toda. O jovem da formação fez duas assistências contra o Marítimo, enquanto o nigeriano vai prolongando o estado de graça.
Corpo do artigo
Acutilantes, em alta rotação e com ordem para atacar: foi assim que João Mário e Zaidu começaram a nova temporada, dinamizando os corredores laterais do FC Porto e desempenhando papéis de grande relevo na goleada imposta pelos dragões ao Marítimo (5-1), na primeira jornada da Liga Bwin, já depois de terem sido titulares na Supertaça.
15085894
À direita, o jovem formado no Olival foi o autor das assistências para os golos de Evanilson e Toni Martínez, enquanto o internacional nigeriano apareceu muitas vezes em zonas subidas no lado esquerdo, recuperando, por exemplo, a posse de bola no lance do 1-0.
Com Manafá ainda a recuperar de lesão, a ausência de um concorrente que ameace a titularidade de João não parece tirar-lhe o foco - Rodrigo Conceição é a alternativa direta. O camisola 23 mostrou à-vontade nos dois primeiros compromissos da época, tanto a defender como na manobra ofensiva, e foi preponderante diante dos insulares. De resto, vai exibindo alguma apetência para bons arranques, uma vez que, em 2021/22, também já tinha estado em alta na primeira ronda do campeonato, assistindo para um dos golos do triunfo (2-0) sobre a B SAD.
Quanto a Zaidu, o golo que marcou ao Benfica na Luz, e que entregou o título de campeão nacional ao FC Porto, parece ter constituído mesmo um ponto de viragem. O canhoto entrou na terceira temporada de azul e branco tal como concluiu a anterior: em estado de graça e a cavalgar a onda do carinho demonstrado pelos adeptos. Aliás, basta recordar que, no arranque da época transata, viveu uma situação oposta. Depois de um erro na segunda jornada, em Famalicão, não entrou nas opções de Sérgio Conceição durante um mês. Um ano volvido, vai cimentando o estatuto de indiscutível, relegando Wendell para o banco.
Hoje (18h00), em Vizela, os laterais terão mais uma chance de prolongar o bom momento, mas, por agora, uma coisa é certa: este Dragão começou a voar de asas bem abertas.
Dose dupla repetida e aquele sprint em Vizela
O FC Porto-Marítimo não foi o primeiro jogo em que João Mário ofereceu golos em dose dupla. Na época passada, já tinha acontecido na receção à Lázio, quando o jovem lateral-direito assistiu para os dois disparos certeiros de Toni Martínez (vitória dos dragões por 2-1). Já Zaidu regressa hoje a um reduto de boa memória: em 21/22, marcou um belo golo em Vizela, após um sprint iniciado ainda antes da linha de meio-campo.