João Mário é o primeiro "reforço de inverno" para o FC Porto de Sérgio Conceição
Conceição prepara-se para ter à disposição o habitual dono do lado direito da defesa, terminando com as adaptações recentes. Pepê saiu do Jamor tocado, mas está apto. Três bês mantêm-se ao serviço.
Corpo do artigo
João Mário prepara-se para voltar à competição, um verdadeiro "reforço" de inverno para resolver um dos maiores problemas com que Sérgio Conceição se tem deparado no último mês: o lado direito da defesa.
Lateral já começou a treinar no relvado e será opção contra o Famalicão
O jovem portista passou os últimos dois dias de folga em tratamento e trabalho de ginásio para reforçar os índices musculares e ontem já foi autorizado a treinar no relvado, ainda com algumas limitações, mas O JOGO sabe que no sábado já deverá integrar a lista de convocados para a receção ao Famalicão. Se nada de anormal se passar, estará em condições de regressar diretamente para o onze. A decisão será, naturalmente, de Sérgio Conceição.
Desde que João Mário se lesionou - uma pequena rotura muscular na perna direita na receção ao Benfica para o campeonato - que tem havido uma rotatividade forçada naquele lugar, o que acaba sempre por causa alguma instabilidade a nível defensivo devido à falta de rotinas. Aliás, basta atentar ao facto de a equipa ter sofrido golos (4) nestes três jogos em que João Mário não atuou.
Recorde-se que, no mesmo jogo, Manafá sofreu a rotura do tendão rotuliano do joelho direito e teve de ser operado e que Nanu, já na CAN, foi entretanto cedido ao Dallas FC. Ou seja, em poucos dias, Conceição ficou sem três opções para a posição. Agora, com o jovem de 22 anos de volta, acabam os problemas e as adaptações. Isto numa altura em que o FC Porto procura segurar o primeiro lugar do campeonato e em que se prepara para ficar desfalcado de mais alguns jogadores que vão às seleções logo a seguir ao encontro de domingo com o Famalicão.
De resto, não foi apenas João Mário a subir ao relvado na quarta-feira. Também Pepe e Marcano foram autorizados a treinar, dando mais um passo rumo à recuperação total. O internacional português já deve estar apto com o Marítimo até porque vai cumprir castigo nesta jornada. Refira-se ainda que Pepê, que saiu do Jamor com um traumatismo na anca, não faz parte do boletim clínico, uma indicação de que está operacional. João Marcelo, João Mendes e Gonçalo Borges, da equipa B, continuam a trabalhar sob as ordens de Conceição.