Desde 2017/18, só outros três jogadores das alas, todos de ataque, contribuíram para golos em cinco jogos seguidos.
Corpo do artigo
De surpresa a confirmação, João Mário continua a somar pontos a lateral-direito e engatou uma sequência que poucos homens das alas alcançaram, na era Sérgio Conceição no FC Porto.
Desde que surgiu na nova posição, com o Benfica, em maio, João somou cinco jogos e em todos teve influência direta em igual número de golos.
Assistiu na Luz, frente ao Rio Ave e nas duas últimas partidas com o Belenenses, além de ter marcado ao Farense. É certo que, neste caso, fê-lo já como extremo, na parte final, mas, nessa partida e enquanto lateral, foi decisivo noutro golo. Ora, analisando os registos desde 2017/18, só três jogadores das alas contribuíram para golos em cinco jogos consecutivos: Brahimi, em 2017/18 (quatro golos e duas assistências), Otávio, em 18/19 (três golos e três assistências) e Corona, em 19/20 (seis assistências e um golo). O luso-brasileiro, contudo, tem um raio de ação um pouco mais alargado. De resto e mesmo saltando de uma época para a outra, a melhor sequência de Alex Telles, lateral com grande influência na produção ofensiva, foi de quatro jogos, ainda que o tenha feito por duas vezes, em 17/18 e em 19/20.
Números que atestam a boa fase de João Mário, que já tinha experimentado esta posição no processo de formação, embora com uma nuance: por vezes, quando os sub-19 assumiam uma defesa a três, tomava conta de todo o corredor. Agora, a tarefa e, sobretudo, a exigência, estão num patamar diferente, mas com o reconhecimento de Sérgio Conceição. "Tem tudo a ver com as características que o João Mário dá: muita profundidade, com velocidade associada à qualidade técnica. Tudo isto, na minha opinião, faz um lateral de grandíssima qualidade", explicou o treinador, que também aprecia a forma de estar e a atitude do jogador de 21 anos, habituado a sair da sombra quando menos se espera. Foi assim na formação, onde caminhou de forma discreta e afirmou-se definitivamente já no último ano de juniores, e é assim nas primeiras etapas na equipa principal. Antes daquela entrada surpreendente frente ao Benfica, João Mário estivera praticamente três meses sem ser utilizado por Conceição (depois de um jogo infeliz no empate com o Boavista) e chegou a alinhar pela equipa B. Não esmoreceu e o resto da história já se sabe...
Telles atento e um desafio de Vítor
O bom momento de João Mário está a deliciar adeptos, companheiros e ex-colegas. Alex Telles, por exemplo, continua a acompanhar o FC Porto e, nas redes sociais, partilhou o vídeo do segundo golo, com aplausos para Luis Díaz e para o lateral. Também no Instagram, o camisola 23 recebeu diversas mensagens de apoio e até um desafio. "Consegues melhor", instou Vitinha. Além da assistência para o colombiano, acumulou nove recuperações, ganhou cinco em seis duelos defensivos e sete dos nove duelos ofensivos que disputou.