O camisola 20 está muito perto da saída. Besiktas já tem base de acordo com o jogador e negoceia agora com as águias
Corpo do artigo
João Mário está perto do adeus ao Benfica. O médio é alvo do Besiktas e tem, segundo apurou O JOGO, uma base de entendimento com o conjunto turco, a quem já deu o “sim” com vista a uma mudança para Istambul, onde poderá ser companheiro de Rafa, que trocou este verão as águias precisamente pelo Besiktas.
Já com os termos do contrato de João Mário praticamente fechados, o clube turco avança agora com as negociações com o Benfica, algo que não deverá ser também entrave para a transferência. Isto porque, sabe o nosso jornal, as águias já tinham expressado ao futebolista, com contrato até 2026, a disponibilidade para, apesar do estatuto que assumiu no plantel de Roger Schmidt - é subcapitão e aposta frequente no onze -, deixá-lo sair sem grandes obstáculos caso este recebesse uma proposta que lhe agradasse. Cenário que agora se concretiza, pois João Mário quer mudar-se para o Besiktas.
A SAD liderada por Rui Costa apontava para um valor a rondar os cinco milhões de euros, mas a atual situação do médio-ofensivo poderá levar a que esta verba desça ligeiramente, sendo que tanto o emblema de Istambul como o jogador acreditam que as negociações irão terminar da melhor forma. Ou seja, permitirão a transferência de João Mário para o Besiktas, que já tinha sondado o futebolista no final de 2023/24. O processo não avançou então, mas agora as águias negras avançaram em força, até pelo momento do jogador no Benfica.
O camisola 20 foi assobiado na partida com o Casa Pia, na 2.ª jornada, tendo respondido até ironicamente com aplausos para os adeptos. João Mário ficou desagradado com o tratamento dos fãs benfiquistas. Assim, acabou por mostrar-se recetivo a uma saída. Conversou com Roger Schmidt e ficou fora da receção de sábado ao Estrela da Amadora. No final do desafio, o técnico assumiu que o médio estava a ponderar sobre o seu futuro. “Há possibilidade que deixe o clube durante esta janela de transferências. Há algumas ofertas pelo jogador e o João Mário está a refletir. Nesta situação, decidi tirá-lo da equipa”, afirmou.
Pequena verba para o Sporting
A transferência de João Mário para o Besiktas deverá render alguns milhões de euros ao Benfica, permitindo ainda um pequeno encaixe financeiro ao Sporting. O clube de Alvalade - que contestou a forma como o médio chegou à Luz após rescindir com o Inter, avançando para tribunal - tem direito a receber praticamente a integralidade do mecanismo de solidariedade, que estipula o pagamento de 5% de uma transferência aos clubes formadores. Dos dez anos desse período, João Mário esteve nove no Sporting e um no V. Setúbal, cedido.