João Henriques, o jogo defensivo e os pontos: "Não vamos à Luz para ver o Benfica vencer"

João Henriques
LUSA
Declarações do treinador do Aves SAD na antevisão ao jogo deste sábado contra o Benfica, às 18h00
Espera dificuldades acrescidas na Luz? "Espero um jogo difícil, à semelhança do que tem sido o Benfica em casa. É a única equipa que ainda não perdeu no campeonato, tem responsabilidade total de vencer. Vai defrontar o último, a equipa tem os números que tem. Será difícil para o Aves SAD. O que dizemos é que será mais uma oportunidade para conquistarmos pontos. Não vamos à Luz para ver o Benfica vencer. Queremos sair com alguma coisa e isso serão os pontos. Acredito que podemos ganhar. Eu, enquanto treinador, já venci lá, já empatei e já fui goleado. Não sei o que pode acontecer, mas posso garantir que o Aves SAD será competitivo. Vamos para o jogo com as nossas missões táticas muito definidas."
A polémica à volta do Benfica, com o Prestianni acusado de cometários racistas, pode afetar o jogo? "Não penso que vá haver repercussões para o nosso jogo. São competições diferentes, intervenientes com muita mídia à volta. Para nós será completamente indiferente, como para o Benfica, uma vez que este jogo é para o campeonato. Foi um jogo à parte que não se deve repercutir."
Como foi a semana de trabalho? "Foi uma boa semana porque a cara de quem ganha não é igual à de quem perde, mas já tínhamos boas semanas de trabalho, só faltava a vitória."
Como preparou a equipa para este jogo? "Nada foi preparado diferente para este jogo além do que temos vindo a fazer. Estamos a crescer, no sentido de que no último jogo não sofremos golos pela primeira vez nesta época. Também temos sido mais competentes na finalização. Isso dá-nos uma perspetiva bem definida. Vamos para este jogo como no anterior, mas com características diferentes. Para nós, é ponto assente. A mesma preparação e concentração."
Vai apostar no jogo defensivo? "Qualquer equipa que vai à Luz não vai com a equipa completamente aberta. Vamos ser uma equipa que sabe atuar em cada um dos momentos. Quando tivermos de defender, vamos defender; e atacar, vamos atacar. É isso que qualquer equipa vai fazer no Estádio da Luz. Nenhuma equipa venceu lá para o campeonato, independentemente da forma como lá foi jogar. Temos vindo a crescer. Já fizemos um jogo competente no Dragão e em Alvalade para a Taça."
Acha que o Benfica está frágil por ter perdido com o Real Madrid? "Historicamente, nas últimas situações em que o Benfica teve um jogo a meio do campeonato para outras competições, venceu todos os jogos. Por outro lado, se mudarem 11 jogadores, será na mesma muito mais forte que o Aves SAD. Têm essa obrigação, o Mourinho sabe bem o que tem de fazer. Quem tem a qualidade e plantel como o Benfica não pode queixar-se."
