O Conselho de Arbitragem decidiu-se por um árbitro que nunca dirigiu um clássico. Confira a opinião de Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo
Corpo do artigo
João Gonçalves foi nomeado para arbitrar o Sporting-FC Porto, da quarta jornada da I Liga, agendado para sábado. Este será o primeiro clássico da carreira do juiz da AF Porto, de 33 anos, que terá como assistentes Pedro Ribeiro e Ângelo Carneiro, enquanto Miguel Nogueira será o quarto árbitro e Rui Costa desempenhará as funções de videoárbitro (VAR).
João Gonçalves subiu à primeira categoria de árbitros nacionais em 2021 e, desde então, dirigiu 52 partidas na I Liga, a última das quais no passado domingo, o empate entre Braga e Aves SAD (2-2). O árbitro da associação portuense recebeu este ano as insígnias da FIFA com a promoção a árbitro internacional.
Este será o terceiro jogo da temporada para João Gonçalves, professor de educação física, que para além de ter arbitrado o já citado Braga-Aves SAD, esteve igualmente no Haverfordwest County-Floriana (2-3) na primeira pré-eliminatória da Liga Conferência. No jogo da I Liga, mostrou cinco cartões amarelos, tendo assinalado um total de 21 faltas.
A opinião do Tribunal O JOGO
Considera acertada a nomeação de João Gonçalves para o clássico?
Jorge Coroado
João Gonçalves tem revelado alguma evolução e o Conselho de Arbitragem tem demonstrado algum apoio. A nomeação insere-se nesses factos, veremos como reage perante uma prova para a qual se espera que não haja problemas de maior.
José Leirós
É uma ótima nomeação, inteiramente justa e correta. Vai na sexta época na I Liga e tem feito excelentes arbitragens. Não é surpresa, foi isto que o Conselho de Arbitragem prometeu. Já se contava que não fosse um árbitro histórico, mas da nova vaga.
Fortunato Azevedo
João Gonçalves, jovem árbitro da AF Porto que teve uma época razoavelmente positiva, tem esta oportunidade para agarrar o lugar e demonstrar que tem capacidade para este e outros jogos. Irá fazer tudo para enriquecer o espectáculo.