Candidato à presidência do Benfica saúda João Noronha Lopes e Cristóvão Carvalho
Corpo do artigo
João Diogo Manteigas saudou esta sexta-feira João Noronha Lopes e Cristóvão Carvalho por, também eles, terem decidido avançar na corrida à presidência do Benfica, esperando agora um debate saudável sobre o futuro do clube da Luz.
"Saudamos com respeito e sentido de responsabilidade todas as candidaturas que decidiram dar a cara pelo Benfica. A pluralidade de ideias, quando nasce do amor ao Benfica, é uma força. É sinal de vitalidade, de paixão viva e pulsante. E é com esse espírito que encaramos este momento. Estamos prontos para debater, discutir propostas com seriedade, para mostrar o que temos, ouvir o que trazem e crescer com isso. No final, o Benfica vencerá", pode ler-se.
O candidato foi o primeiro a oficializar a intenção de se apresentar às eleições agendadas para outubro e já nesta semana Cristóvão Carvalho e João Noronha Lopes também informaram serem candidatos, sendo que este último exerceu funções de vice-presidente do clube em 2000, durante cerca de um ano, com o ex-presidente Manuel Vilarinho.
Em 2020, Noronha Lopes candidatou-se à presidência dos encarnados, mas perdeu frente a Luís Filipe Vieira, com 34,71% dos votos, num escrutínio a que se apresentou também o político e ex-deputado Rui Gomes da Silva.
O atual presidente do Benfica, Rui Costa, foi eleito para o cargo em 10 de outubro de 2021, quando derrotou Francisco Benitez nas urnas, para suceder a Luís Filipe Vieira, que liderava o clube lisboeta desde 2003, mas que acabou por renunciar ao cargo face ao envolvimento no processo Cartão Vermelho, sendo substituído interinamente pelo ex-futebolista e então vice-presidente.
No escrutínio de há quatro anos, Rui Costa foi eleito presidente do Benfica com 84,48% dos votos, contra os 12,24% de Francisco Benitez, no ato eleitoral mais concorrido da história do clube benfiquista, com 40.085 votantes.