Fernando Monteiro treinou o guarda-redes no FC Porto e acredita que chegará longe. Já defendeu três penáltis esta época
Corpo do artigo
Em final de contrato com o Feirense, restam poucas dúvidas que João Costa dificilmente continuará em Santa Maria da Feira por muito mais tempo, face às exibições de qualidade que tem protagonizado na baliza ao longo desta temporada. A mais recente foi na receção ao Leixões (1-0), quando segurou a vitória no último lance, ao travar um penálti de Mozino, sendo que este foi o terceiro castigo máximo que o guarda-redes, natural de Barcelos, defendeu esta época. No jogo anterior, Costa travara as intenções de Fridday Etim, assim como a recarga de Gui Ferreira, agarrando um nulo em Mafra, numa série de penáltis defendidos que começou no duelo contra Euller, garantindo mais um triunfo contra o Marítimo (1-0).
O Feirense lidera a melhor defesa, com apenas dez golos sofridos. O guardião tem sido uma muralha e, além do penálti frente ao Leixões, no último lance, também defendeu contra Marítimo e Mafra.
Fernando Monteiro, que foi treinador de guarda-redes de João Costa na formação do FC Porto, assume que já se sentia que estava perante um guardião diferenciado. “Trabalhei com ele nos sub-17 do FC Porto e, na altura, já treinava muitas vezes com a equipa principal. Destacava-se porque era um guarda-redes tecnicamente muito bom”, começou por dizer o técnico, que agora está ao serviço do futebol feminino do Braga. “Do que fui acompanhando do percurso dele, penso que está a tornar-se mais consistente, fruto da maturidade que tem adquirido. Continuando a ser consistente e a fazer boas exibições, está na calha para chegar à I Liga. Acredito que tem qualidade para isso”, projetou.
Os penáltis que João Costa travou foram decisivos para o Feirense conquistar sete pontos
Além dos penáltis, que são uma especialidade de João Costa, o guarda-redes, de 28 anos também tem estado em evidência, tal como a restante equipa do Feirense, por representar a melhor defesa da II Liga, com apenas dez golos sofridos em 17 jornadas. Este registo, levou O JOGO a perguntar a Fernando se João já estaria preparado para chegar a um grande, como por exemplo o Sporting, que está no mercado para reforçar essa posição. “Primeiro terá de provar o seu valor na I Liga e depois é que poderá chegar a um grande”, sublinhou o técnico.