Contratação do treinador de 51 anos insere-se, segundo o clube, "na política de fortalecimento da estrutura"
Corpo do artigo
João Aroso é o novo diretor técnico do Famalicão, anunciou o clube minhoto este domingo, revelando que "esta contratação insere-se na política de fortalecimento da estrutura, com particular enfoque para a criação do projeto FC Famalicão 2.0".
Com 51 anos, João Aroso tem um vasto percurso no futebol, ao longo do qual desempenhou diferentes funções nas equipas técnicas que integrou. Depois de ter iniciado o trajeto nas equipas de formação do FC Pedras Rubras e Boavista, João Aroso chegou à equipa principal do Sporting CP em 2003, tendo feito parte das equipas técnicas de Fernando Santos e Paulo Bento durante sete temporadas, com uma curta passagem, ao longo dessa trajetória, na Grécia, ao serviço do AEK Atenas.
Viria a integrar a equipa técnica da Seleção Nacional entre 2010 e 2014, tendo a oportunidade de participar no Europeu de 2012 e no Mundial de 2014. Seguiram-se as experiências como treinador principal da seleção nacional de sub-16 , Braga B e seleção sub-20 de Marrocos.
Regressou ao futebol português em 2022/23 para integrar o corpo técnico da equipa principal do Vitória, onde se manteve até ao decurso da época transata.
“O presidente apresentou-me o projeto FC Famalicão 2.0, no qual sentia a necessidade de ter um diretor técnico. Foi-me proposto ajudar a desenvolver os jogadores e intervir na forma de jogar para desenvolver alguns conceitos e ajudar a criar uma maior identidade entre as várias equipas do clube”, explicou João Aroso aos canais oficiais do clube.
Enaltecendo a “ambição e a excelência da gestão desportiva do clube”, João Aroso entende estar a iniciar “um desafio extremamente interessante”. O diretor técnico releva os desígnios de “valorização e desenvolvimento dos jogadores” inerentes a este projeto, com o propósito “de que, no futuro, mais jogadores da formação possam chegar à equipa principal”.