O último treinador a subir os estudantes de divisão é o eleito pela Direção para suceder a Carlos Pinto no comando técnico.
Corpo do artigo
João Alves é o treinador escolhido pela Direção da Académica para assumir os destinos da equipa, sucedendo no cargo a Carlos Pinto, técnico que iniciou a temporada mas que abandonou o clube há mais de uma semana. O "luvas pretas" está assim de regresso ao ativo cerca de cinco anos depois de ter saído dos suíços do Servette e regressa a uma casa que bem conhece e da qual guarda boas memórias.
Em 2001/02 foi o treinador responsável pela promoção dos estudantes ao escalão primodivisionário, ele que tinha entrado no decorrer da época anterior e saiu durante a temporada de 2002/03. Orientou a turma da cidade do Mondego durante sete dezenas de partidas, estando mesmo entre os dez treinadores com mais jogos oficiais pelo clube, numa lista liderada por Mário Willson com 237.
Enquanto treinador, João Alves representou também Boavista, Leixões, Estrela da Amadora, V. Guimarães, Belenenses, Salamanca (Espanha), Campomaiorense, Farense, Benfica (juniores) e Servette (Suíça), e vai tentar a quinta subida da carreira e a segunda pela Académica, depois de o ter conseguido também pelo Estrela da Amadora (por duas vezes) e pelo Servette.
O experiente treinador, com uma carreira de mais de 30 anos, tem estreia marcada para 29 de Outubro, em Penafiel. João Gião, Tó Sá e Vítor Alves deverão ser os restantes membros da equipa técnica.