Defesa-central é mestre em Desporto com uma nota elevadíssima, tendo defendido a tese no Instituto Politécnico de Castelo Branco
Corpo do artigo
João Afonso viveu ontem um dia especial. O defesa-central do V. Guimarães defendeu a tese de mestrado em Desporto e Atividade Física, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, e foi distinguido com uma nota de 18 valores. Em 2012, havia concluído a licenciatura em Desporto Atividade Física com uma nota de 14 valores.
A tese que João Afonso defendeu, ontem de manhã, foi subordinada ao tema "A atividade física e desportiva das atletas sub-16 das seleções distritais de futebol -7 de diferentes regiões de Portugal". O júri foi formado pelos professores José Neto, João Serrano e João Petrica.
O jogador do Vitória demorou um pouco mais de um ano a preparar a tese, tendo, de acordo com o empresário Nuno Correia, "abdicado de muitas coisas para se dedicar a esta causa". Com 25 anos, o central dividiu a última época, que foi de estreia na I Liga, entre os relvados e os livros. "Fez muitos sacrifícios, mas valeu a pena".
Ontem, depois de defender a tese, João Afonso regressou de imediato a Guimarães e chegou a tempo de participar no treino da tarde, recebendo os parabéns dos companheiros e da equipa técnica