Apenas no início de 1954 os encarnados haviam somado menos pontos na Liga do que no atual.
Corpo do artigo
Os números são o que são e confirmam o estado de negatividade que atravessa o Benfica esta temporada e, em particular, desde o início do ano civil.
Benfica, com 11 pontos, tem de vencer o Farense para não ter o arranque de ano mais desastroso de sempre: a formação de Valdivieso fez 13 pontos nos nove primeiros jogos de 1954
O empate frente ao Moreirense voltou a comprometer a corrida dos encarnados pelo título nacional e, com ele, a equipa de Jorge Jesus somou onze pontos desde o começou de 2021, num ciclo de oito jogos na Liga. Um registo que, em toda a história do Benfica, apenas por uma vez foi pior nos oito primeiros jogos de um ano civil: foi há 67 anos, em 1954, quando as águias apenas ganharam dez pontos em período igual.
Desde a entrada do novo ano, o Benfica soma duas vitórias (Famalicão e Tondela, ambos na Luz), cinco empates (Moreirense, Vitória de Guimarães, Nacional e FC Porto) e uma derrota (em Alvalade contra o Sporting). Ou seja, apenas um ponto mais, convertendo-se os triunfos de então para os três pontos praticados na atualidade, do que as águias de José Alberto Valdivieso. Aí, após janeiro e em iguais oito partidas de Liga, o Benfica teve três vitórias, um empate e quatro derrotas, o equivalente a dez pontos no critério pontual de hoje.
Duas vitórias, cinco empates e uma derrota são o pecúlio do Benfica na Liga desde o princípio de janeiro, igualando o registo de 1985
Se o desempenho dos encarnados em 2021 já é negativo, ainda pode tornar-se no pior de sempre das águias caso a formação de Jorge Jesus não ganhe ao Farense, na 20.ª jornada: é que em 1954 os lisboetas venceram o jogo seguinte, contra o Atlético, ou seja, nos nove primeiros jogos do ano fizeram o equivalente a 13 pontos. Mesmo um empate não tirará o lugar de carro vassoura da história a este Benfica que, aí, somará apenas 12 pontos.
Refira-se que o desempenho deste Benfica é igual ao de Pál Csernai no arranque de 1985, quando também fez o equivalente a onze pontos, num percurso de resultados exatamente iguais aos registados este ano civil na Liga.
Jesus esbanja como nunca na Luz
Em nenhuma das seis épocas passadas ao serviço do Benfica Jorge Jesus deixou escapar tantos pontos num início de ano civil como no atual.
O seu pior registo até agora acontecera em 2011/12, quando os encarnados somaram em igual período 16 pontos, seguindo-se o registo de 2015, com 19 averbados nas primeiras oito partidas do campeonato.
Os melhores desempenhos do técnico haviam sido em 2013/14 e 2009/10, com 22 pontos em 24 possíveis. Na época passada, no mesmo período e com Bruno Lage, as águias ganharam 18 pontos.