Técnico do Sporting diz que videoárbitro faz parte do futuro do futebol
Corpo do artigo
Na conferência de imprensa após o jogo com Portimonense, que os leões venceram por 2-0, Jesus aproveitou a referência a uma oportunidade de golo para os algarvios, para elogiar o árbitro da partida. "Nesse lance o jogador está fora de jogo. Este árbitro é o que melhor sabe trabalhar com o videoárbitro. Estou próximo do jogo, vejo como é que ele comunica e espera. Neste ponto de vista de ligação de árbitro e VAR para o ajudar, o Capela é o melhor árbitro a trabalhar com o VAR. Há muitos que ainda não aprenderam a trabalhar com o VAR. Vai ser uma realidade nos campeonatos da Europa, todos vão ter VAR, mais ano menos ano."
Jesus prosseguiu lembrando que, mesmo com o videoárbitro, podem acontecer erros, mas que o importante é que se vá melhorando. "Tenho a certeza que é uma ferramenta que ajuda os árbitros a errarem menos. O
VAR pode errar. As decisões, por enquanto, são de pessoas, não são robots. Somos humanos, podemos errar. Quando for um robot a arbitrar o jogo, não temos esse problema. O VAR veio para ficar no futebol em todo o mundo, mas há árbitros que não sabem ainda aproveitar o VAR. Não é uma crítica. Também há treinadores que não sabem aproveitar os bons jogadores que têm. Há árbitros que ainda não se adaptaram, mas com o tempo vão melhorar, como os treinadores e jogadores. Agora não aproveitem, quando as coisas funcionam menos bem, para denegrir o que vai ser o futuro dos campeonatos, que é o videoárbitro."