Jejum de sete anos para ser quebrado: V. Guimarães na luta pelo quarto lugar da I Liga
Equipa vitoriana está animada com a luta pelo quarto lugar, que não alcança desde 2017, uma proeza de Pedro Martins. Longo trajeto sem derrotas no campeonato permite à equipa de Álvaro Pacheco estar em igualdade pontual com o Braga e em condições de discutir com o rival do Minho um lugar de prestígio na tabela.
Corpo do artigo
A consolidação de resultados ao longo das últimas semanas, com apenas uma derrota nas derradeiras dez jornadas, permite ao Vitória encarar o último terço do campeonato com o objetivo de assegurar o quarto lugar, atualmente na posse do Braga, ainda que em igualdade pontual com os vimaranenses. Há sete anos que a equipa vitoriana não termina a prova no quarto posto, sendo preciso recuar até à época 2016/17, altura em que Pedro Martins era o treinador, para se encontrar uma classificação final tão positiva. Nessa altura, o plantel que tinha jogadores como Bernard, Raphinha, Marega ou Tiquinho Soares terminou a Liga com mais oito pontos do que os arsenalistas.
Álvaro Pacheco foi contratado quando o Vitória estava em sexto, curiosamente também em igualdade pontual com o Braga, classificação que o treinador foi melhorando e consolidando, tendo, de resto, colocado a equipa no quarto lugar à passagem da nona jornada. Depois de uma “descida” ao sexto posto, na 11.ª jornada, o Vitória recuperou o quinto lugar e, mais importante, foi encurtando a distância para o rival do Minho, ao ponto de ter tido na última ronda a possibilidade de passar de novo para a frente, cenário inviabilizado com o empate conseguido pelo Benfica nos instantes finais do jogo em Guimarães.
Se o quinto lugar do campeonato é o último que dá acesso às competições europeias na próxima temporada, com qualificação para a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência, convém referir que o Vitória tem ainda aberta a possibilidade de apuramento europeu via Taça de Portugal, estando qualificado para as meias-finais. Um triunfo no Jamor daria bilhete para a entrada na Liga Europa, prova que o conjunto vimaranense não disputa desde a época 2019/20, era Ivo Vieira o treinador.