A estrela do Real Madrid deseja, através de O JOGO, "boa sorte" ao seu "hermano" e aposta num excelente jogo contra o histórico rival Benfica<br/>
Corpo do artigo
Uma semana depois de se estrear a titular pelo FC Porto - por força da lesão de Sérgio Oliveira - Matheus Uribe prepara-se para repetir a presença no onze e disputar o primeiro clássico em Portugal, atuando como parceiro de Danilo Pereira no meio-campo dos dragões.
Conhecem-se desde os 12 anos, são grandes amigos e James até lhe ofereceu a sua casa quando o reforço portista esteve em testes na Argentina.
O colombiano tem pouco tempo de clube, mas está bem identificado e poderá ser uma das peças-chave no encontro do estádio da Luz. A convicção é de outro colombiano que brilhou no Dragão e que foi um dos responsáveis por convencer o médio a trocar o America, do México pelo FC Porto.
"Desejo-lhe a maior sorte no clássico. Ele já tem muita experiência e tenho a certeza de que vai fazer as coisas muito bem neste jogo e no FC Porto", referiu James Rodríguez, o craque do Real Madrid, numa curta troca de mensagens com O JOGO.
Quis o destino que Uribe chegasse ao FC Porto, onde James brilhou entre 2010 e 2013, mas a verdade é que as carreiras dos dois internacionais colombianos têm inúmeros pontos em comum. "Já o conheço desde que tínhamos 12 anos. Vivemos juntos na Argentina inclusive", recordou o esquerdino dos merengues. A verdade é que Uribe e James cruzaram-se pela primeira vez nos relvados de Medellin, onde ambos disputaram o torneio juvenil "Pony Fútbol", em 2004. O médio, a defender as cores da Academia Tolimense, perdeu a final para o Envigado do extremo. Foi o início de uma forte amizade que se mantém.
Aliás, foi a James que Uribe telefonou em primeiro lugar quando lhe surgiu o convite dos portistas. E Falcao também foi consultado, como se sabe. "Os jogadores colombianos têm passado pelo FC Porto e deixado marca. Falei com eles sobre esta linda oportunidade e todos me falaram muito bem deste clube e desta cidade. Espero deixar também uma boa imagem no clube", explicou o reforço para o setor intermediário no dia em que foi apresentado.
Curiosamente, mesmo sendo da mesma geração (ambos têm 28 anos) nunca jogaram juntos - só na seleção - nem se defrontam por qualquer clube. Mas esteve quase para acontecer na Argentina. James emigrou cedo, para atuar no Banfield e foi lá que ofereceu a sua casa para que Uribe vivesse durante o tempo que passou a fazer testes em alguns clubes locais. Chegaram a treinar juntos até que Uribe assinou pelo Deportivo Español, na altura na II Divisão da Argentina. Foi aí que viu o amigo vencer a Liga Europa pelos dragões e tornar-se num dos jogadores mais queridos dos adeptos portistas.
Uribe só ficou uma temporada em Buenos Aires, regressando à Colômbia de onde voltaria a sair em 2017, ano em que se estreou na Seleção Nacional. E aqui volta a cruzar-se com James que marcou frente à Bolívia na primeira vez em que partilharam o relvado, 13 anos depois do tal jogo no torneio de Medellin.
O ex-portista tem uma grande confiança no que o atual pode fazer
Seguiram-se mais 15 jogos juntos na seleção cafetera, o último dos quais nos quartos de final da Copa América (derrota nos penáltis frente ao Chile). Mas foi o jogo anterior, com o Catar, que mostrou ao mundo a amizade que os une: James sofreu uma entrada muito dura no final do jogo e Uribe surgiu de imediato a confrontar Pedro, o português internacional catari que tinha deixado o amigo no chão. No sábado, James estará a torcer pelo seu FC Porto e pelo amigo num clássico que o próprio já ajudou a resolver após ter chegado de uma longa viagem mesmo em cima do jogo (2012) e num estádio onde já foi muito feliz e festejou o primeiro título em Portugal, logo na época de estreia (2010/11). E é isso que deseja para o "hermano" Uribe.
Inseparáveis dentro e fora de campo
Uribe e James cruzaram-se no torneio "Pony Fútbol" em Medellin, na Colômbia e desde então são inseparáveis, fora e dentro do campo, onde são companheiros de seleção. Nas redes sociais de ambos são dezenas as fotografias em que aparecem juntos. Aqui podemos vê-los com Julian Guillermo (médio do Santa Fé) e com Cuadrado - foto de baixo - (craque da Juventus).
11225578
À procura de casa junto às praias
Matheus Uribe chegou há pouco mais de duas semanas a Portugal e tem aproveitado todo o tempo livre para conhecer a cidade do Porto e os seus arredores. O colombiano ainda está a viver numa unidade hoteleira da Invicta - onde também se encontra o avançado Zé Luís, por exemplo -, mas tem procurado várias casas nas zonas das praias do Porto, Matosinhos e Gaia para arrendar. A decisão, porém, ainda não está tomada. Uribe e a esposa, Cindy Garcia, têm ainda visitado várias locais emblemáticos do Porto, procurando adaptar-se o mais rápido possível à cidade, depois da familiarização com o clube estar quase concluída.