Minhotos mantêm 20 por cento dos direitos económicos do espanhol que Conceição pediu para colmatar a saída de Otávio. Contrato pode ser assinado ainda esta quarta-feira e, em princípio, será de cinco temporadas
Corpo do artigo
Depois de Nico González, Alan Varela, Fran Navarro e Jorge Sánchez, segue-se Iván Jaime. O FC Porto chegou a acordo com o Famalicão e o extremo esquerdo, de 22 anos, vai mesmo reforçar o plantel de Sérgio Conceição, conforme a edição online de O JOGO avançou em primeira mão. É possível até que o espanhol realize ainda esta quarta-feira os exames médicos e seja oficializado.
Em todo o caso, a contratação está fechada e o FC Porto vai pagar 10 milhões de euros ao Famalicão, que deverá manter na sua posse 20 por cento dos direitos económicos. O Málaga, antigo clube de Iván, recorde-se, terá direito a receber 25 por cento do valor que os dragões vão pagar aos minhotos. Ou seja, 2,5 M€. O vínculo de Iván com o FC Porto deverá ser válido para as próximas cinco temporadas e a cláusula de rescisão será, seguramente, bastante elevada, podendo chegar aos 80 M€.
Iván Jaime foi, a par do ponta-de-lança Jhonder Cádiz, o melhor marcador do Famalicão na época passada com 11 golos
Após a saída de Otávio para o Al Nassr, a necessidade de contratar um jogador para as alas tornou-se urgente e a SAD azul e branca avançou em força com os contactos formais para satisfazer o pedido de Conceição. O Famalicão colocou a fasquia nos 10 milhões de euros e ao fim de alguns dias de conversações os portistas aceitaram as exigências dos minhotos. Da parte do jogador, há muito que tinha informado a direção de que pretendia dar o salto, tendo mesmo feito pressão nesse sentido ao alegar que não tinha condições mentais para competir. E a verdade é que não soma qualquer minuto esta temporada.
16939327
Na anterior, porém, assinou 11 golos e cinco assistências em 33 partidas, rendimento que lhe valeu a distinção de melhor jogador jovem do último campeonato, numa votação leva a cabo pelos treinadores e capitães de todos os 18 clubes. Iván, refira-se, pode jogar como "10" e nas duas alas do ataque, precisamente os papéis que Otávio desempenhava no xadrez de Sérgio Conceição. No FC Porto poderá cumprir o sonho de disputar a Liga dos Campeões.
Armada espanhola ganha peso
É preciso recuar aos tempos de Julen Lopetegui como treinador para encontrar uma representação espanhola tão significativa como a do atual plantel. Iván Jaime é o quinto da armada, depois de Marcano, Toni Martínez, Fran Navarro e Nico González. Curiosamente, também o avançado foi contratado em Famalicão, a troco de 3,4 milhões de euros. De acordo com os registos disponíveis, Iván é o terceiro jogador recrutado pelo FC Porto no clube minhoto. O primeiro foi Celestino Silva, na temporada de 1985/86, já com Pinto da Costa a presidente.
16939385