O Málaga tem 20% de uma futura transferência. Famalicão quer valor alto.
Corpo do artigo
Iván Jaime, jogador do Famalicão, é um dos nomes em equação para o Sporting 2023/24. Sabe O JOGO que o espanhol está referenciado pela estrutura leonina e que agrada a Rúben Amorim pela capacidade que apresenta no passe, drible e remate.
Ainda que não haja, nesta fase, já um avanço concreto para uma transferência, o espanhol está a ser cuidadosamente observado.
Acredita-se, em Alvalade, que o jogador de 22 anos, que leva sete golos em 22 encontros, poderá fazer a função de extremo esquerdo, realizando diagonais e jogadas entre linhas ao jeito de Pedro Gonçalves, mas também ter a capacidade para se adaptar à posição de centrocampista num meio-campo a dois, como joga atualmente o Sporting.
Jaime, médio ofensivo, tem 22 anos e contrato até 2025. O Málaga tem direito a receber 20% de uma futura transferência e o Famalicão aponta a recordes, ou seja só tenciona transferir o ativo acima dos 6,5 milhões de euros, valores que encaixou com Pedro Gonçalves e Ugarte. Apesar de Jaime agradar, o nosso jornal sabe que existem outros alvos também identificados. Ainda assim, há interesse em negociar com o Famalicão porque o Sporting tem em aberto a possibilidade de retomar as conversações com os minhotos quanto ao passe de Pedro Gonçalves. Metade do passe do camisola 28 é do Famalicão, que espera encaixar uma venda astronómica brevemente. A intenção do Sporting continua a ser obter uma percentagem superior, a rondar os 75% pelo menos, de modo a maximizar uma possível transferência.
Pote renovou e aumentaram-lhe a cláusula de rescisão para os 80 milhões de euros, uma verba que mantém os interessados para já mais afastados. Amorim conta com o jogador para a próxima temporada, mas tem a prioridade de agilizar uma alternativa caso se verifique a saída do natural de Vidago, que pode ser acelerada pelas prestações na Liga Europa e que tem aumentado o interesse de clubes na Premier League, nomeadamente o Aston Villa. Apesar de fazerem contas a Pote no próximo plantel, a SAD não deixa de estudar alternativas, sabendo que teria de investir num jogador para o lugar do camisola 28, melhor marcador da Liga 2020/21, e que leva, este ano, 17 golos e oito assistências.
Curiosamente, Iván Jaime, pelo Famalicão, tem nesta fase os mesmos golos (7) que Pote somou em 40 jogos na época de explosão pelos minhotos antes de se transferir para Alvalade. Os leões veem atributos em Iván Jaime para explodirem numa equipa grande.
80% de Ugarte só para o ano
O Sporting pagou 6,5 milhões de euros por Ugarte e garantiu que, por cada 30 jogos, ao pagar 2 M€, pudesse ter mais 10%. Assim, os leões têm 70% do passe do uruguaio, que leva 75 encontros disputados de leão ao peito. Faltam 15 para os 80%. A essa percentagem só pode atingir-se em 2023/24. O Sporting tem dez jogos de campeonato pela frente e, em caso de final da Liga Europa, jogaria mais cinco embates na prova. Só que, como Ugarte está castigado para a primeira mão ante a Juventus, o pecúlio ficaria, no máximo, pelos 14. Esse é um dado importante para uma venda no defeso. O Fénix tem 20% do passe ainda e os leões ainda querer negociar.