Zeca, ex-colega do reforço leonino, acredita que o avançado tem as características indicadas para o estilo de jogo do Sporting
Corpo do artigo
Zeca acredita que Fotis Ioannidis tem todas as condições para triunfar no Sporting e disso mesmo deu conta em conversa telefónica com o nosso jornal a partir de Atenas. O antigo médio encerrou a carreira no final da época passada, antes de celebrar 37 anos, e conhece bem o último dos reforços do Sporting, de quem foi colega de equipa no Panathinaikos, nas duas últimas épocas, tendo ainda partilhado balneário com o avançado na seleção grega.
Convidado a descrever o ex-colega de equipa, o luso-helénico destacou as principais características de Ioannidis. “É um jogador técnico, rápido, que gosta de se associar com os colegas. E tanto procura a bola na profundidade como no pé. A técnica, a força e a velocidade são as suas principais características e, por isso, vai enquadrar-se muito bem no sistema do Sporting”, começou por dizer.
Nos leões, o internacional grego vai ocupar o lugar no plantel que era de Harder e Zeca aponta que “são avançados muito diferentes”. “O Harder é um jogador mais na base da força, de tentar sempre finalizar as jogadas, mesmo com remates de fora da área, não é tão associativo como o Ioannidis, essa é a grande diferença entre eles”, explicou. Zeca entende que Ioannidis pode ser solução a ponta-de-lança, no lugar de Luis Suárez, mas também admite que possa jogar em simultâneo com o colombiano, eventualmente noutra posição: “Pode ser utilizado noutra posição que não a de ponta-de-lança, mais descaído para a esquerda no flanco, como um falso nove. Consegue associar-se, é muito inteligente e tem muita qualidade.”
Desejado pelo Sporting desde o ano passado, Ioannidis baixou de rendimento na época 2024/25 (fez menos 12 golos e oito assistências do que na temporada anterior), situação que o antigo médio desvaloriza. “No ano passado começou a época lesionado num ombro, perdeu a pré-época. As coisas também não corriam muito bem à equipa e os resultados só melhoraram com a entrada do Rui Vitória. A equipa e também ele subiram de rendimento, penso que foi uma época atípica que pode suceder a qualquer jogador”, revelou Zeca, prosseguindo: “As coisas não correram como ele desejava, queria muito ser campeão no Panathinaikos, penso que houve vários fatores a contribuir para uma temporada menos boa a nível pessoal.”
A terminar, Zeca deixou claro que vê em Ioannidis um avançado mais do que preparado para, aos 25 anos, triunfar no Sporting e no futebol português. “Acho que vai conseguir impor-se. Tem uma grande personalidade, talento e vai afirmar-se. Precisa de algum tempo, mas vai ser bem-sucedido”, concluiu.
"Um jogador alegre, faz amizades rapidamente e fala bem inglês"
Zeca confia que a forma de ser de Ioannidis vai ajudá-lo a integrar-se facilmente. “É um jogador alegre e faz amizades rapidamente. É uma pessoa aberta, de certeza que por aí não vai ser um problema. “Pelo que vejo do plantel do Sporting acredito que vão acolhê-lo e vai ser fácil integrar-se. Fala bem inglês, pode ajudar na comunicação, e ainda terá no plantel um antigo colega e compatriota grego, penso que pode ser uma ajuda importante”, disse.