Intensidade não foi de férias: conheça o plano de treino dos jogadores do FC Porto
Cada jogador levou para casa um programa específico de trabalho que contempla exercícios de cardio, força e funcionalidade. Reforços também já trabalham sob a orientação da equipa técnica.
Corpo do artigo
Diversão e a dose certa de trabalho, sem relaxamento: esta é a versão mais resumida das instruções que todos os atletas do FC Porto receberam antes de seguirem para férias, mas o plano elaborado pela equipa técnica, que O JOGO lhe dá a conhecer, não deixa nenhum pormenor ao acaso.
O programa prolonga-se até aos últimos dias deste mês de junho, altura em que começarão os preparativos para iniciarem a pré-temporada no Olival, marcada para 2 de julho, e tem como principal objetivo a manutenção dos níveis de força que apresentavam no final da temporada. Por isso, ninguém deixou o Olival sem antes ser submetido a um conjunto de medições, com destaque para o peso, aspeto a que Sérgio Conceição dá muita importância, para que se possa fazer o respetivo controlo no regresso.
Ainda que o plano seja ajustado a cada jogador, por norma um dia de trabalho é alternado com outro de descanso, porque a equipa técnica liderada por Sérgio Conceição também quer que todos aproveitem este período para se divertirem.
Do programa constam exercícios de cardio, de força e de funcionalidade e vai ao ponto de indicar o tempo, no caso do primeiro, e o número de repetições, nos restantes. A intensidade vai aumentando à medida que os dias vão passando, sendo que a próxima semana será uma das mais exigentes para aqueles que se encontram sem competir desde o final do campeonato (19 de maio).
No caso dos internacionais, a planificação recebida varia consoante a fase da prova em que deixarem de competir, sendo que alguns deles poderão parar apenas quando os restantes estiverem a... começar a pré-temporada. Corona é aquele que mais cuidados inspira - principalmente se não for transferido -, uma vez que a Gold Cup disputa-se de 10 de julho a 2 de agosto e o México é, tradicionalmente, um dos candidatos à conquista do título.
Bola incluída... se as condições o permitirem
Os seguidores de Pepê nas redes sociais puderam ver o primeiro reforço do FC Porto para 2021/22 a treinar alguns remates à baliza, mas o treino com bola não é uma obrigação. Os treinadores azuis e brancos tiveram a preocupação de perceber o espaço que cada jogador teria à disposição, tal como sucedeu na fase do confinamento (2020), pelo que o plano foi pensado para se adaptar às condições existentes. As normas de segurança também não foram descuradas, até porque a covid-19 continua a assombrar o mundo.
Manafá, Toni Martínez e Evanilson são alguns dos jogadores que ao longo das últimas semanas foram dando conta nas redes sociais do trabalho que levaram para férias. No entanto, o contacto entre os jogadores e a equipa técnica tem sido permanente - alguns levaram na mala os aparelhos de medição usados no confinamento - e permite alterações ao programa que receberam, para que possam sentir-se sempre cómodos. Afinal, o trabalho a sério começa a 2 de julho.
PLANO PARA FÉRIAS
Medições antes da partida
Nenhum jogador deixou o Olival sem antes realizar um conjunto de medições, entre as quais o peso, para que o controlo seja mais fácil no regresso.
Treino alternado com descanso
Regra geral, os jogadores trabalham num dia e descansam no seguinte. Os exercícios de cardio, força e funcionalidade vão variando e o nível de intensidade (tempo/repetições) aumenta de dia para dia.
Em contacto com os treinadores
Os jogadores estão em permanente contacto com a equipa técnica liderada por Sérgio Conceição, pois o feedback que esta recebe é crucial para eventuais ajustes que possam ser feitos.
Reforços também orientados
Garantido pelo FC Porto desde fevereiro, Pepê também cumpre o plano preparado pelos treinadores dos dragões desde que deixou o Grémio. Fábio Cardoso começará agora a preparação.