Instituto do Património Cultural solicita suspensão das obras da Academia do FC Porto
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) mandou suspender obra da Academia do FC Porto na Maia.
Corpo do artigo
O Instituto do Património Cultural solicitou suspensão, com base num parecer da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), das obras da Academia do FC Porto na Maia. "Solicitar a suspensão imediata dos trabalhos", refere um documento a que O JOGO teve acesso.
A Academia do FC Porto, apresentada na passada semana por Pinto da Costa, está prevista para a freguesia Nogueira e Silva Escura, na Maia.
"Propõe-se a emissão de parecer desfavorável. Propões que seja determinada a implementação das medidas propostas pelo município, acrescidas de prospeção intensiva e sistemática de superfície em toda a área de intervenção, sendo que os resultados obtidos com tais medidas deverão suportar um projeto devidamente informado e fundamentado que garanta, integralmente, a salvaguarda do património arqueológico em presença", pode também ler-se.
Em causa, refere o mesmo documento, então monumentos megalíticos, sendo que um está "sob a linha perimetal que define a unidade, pelo que é provável que seja afetado por eventuais estruturas de delimitação do parque", "um outro monumento encontra-se na área ocupada por um dos futuros campos de jogos, cuja construção implica, seguramente, a destruição integral do monumento", "o Mamoa 5 encontra-se dentro da área do parque, mas não está abrangido por nenhum das construções previstas, o que permite, em princípio a salvaguarda e até valorização do monumento".