"Independentemente dos resultados, não me recordo de um mau momento do FC Porto"
Declarações de João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, na antevisão do jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, às 20h30, no Estádio Municipal de Famalicão, esta quarta-feira.
Corpo do artigo
Estratégia: "Vamos imaginar que colocamos como estratégia entrar neste jogo muito forte, no sentido de atacar logo a partida e marcarmos logo, só que há aqui um aspeto muito importante que pode condicionar toda a estratégia. É se nós vamos ter essa capacidade e se o adversário não anular essa estratégia. Como estratégia, podemos optar por uma situação muito ofensivo, mas pode acontecer o oposto. Era facílimo ganharmos jogos, marcar golos e não sofrermos. A ideia, a ideia do nosso jogo, é essa. Controlar desde início para de alguma forma para assumirmos o jogo, o ataque posicional e jogar mais tempo perto da área do adversário. Claro que há muitas vezes não conseguimos. Neste jogo vai ser complicado porque temos pela frente um adversário extremamente poderoso. Como objetivo e estratégia uma das coisas que vamos tentar fazer é colocar desconforto no FC Porto. Queremos um FC Porto desconfortável no jogo, em vários momentos do jogo e até, se possível, na eliminatória. Será que vamos ter essa capacidade? Será que o adversário vai anular? Estratégia passa por aí. Eliminatória a dois jogos, não há três pontos nem seis. Temos de ser equilibrados, ainda para mais frente a una adversário com estas características. É no equilíbrio que está a chave do sucesso e do insucesso. Não vamos fugir ao que dizemos todas as semanas, objetivo é disputar para vencer."
Tem boas expectativas? "Preferimos pensar que o jogo mais importante da época vai ser final da Taça de Portugal. De outra forma nem estaríamos a disputar a meia-final. Jogadores foram sempre sérios a abordar eliminatórias anteriores, mesmo com equipas de escalões inferiores. Sempre com o objetivo de ir o mais longe possível. E ir mais longe é ir à final. É importante para nós e para o clube outra meia-final, mas temos a consciência de que há mais um degrau para subir. Se há um jogo mais importante da época, e o que pode definir uma época muito boa, excelente até, seria jogar a final."
É a segunda meia-final do Famalicão com João Pedro Sousa: "São contextos diferentes. Aprendemos um bocadinho, seja com meias-finais, oitavos... Há um detalhe de que nos recordámos é que essa eliminatória foi disputada por detalhes. É exemplo que temos de trazer para aqui. Pode acontecer ser decidida no detalhe."
Vê um FC Porto diferente da última vez que defrontou? "Infelizmente, vejo um FC Porto muito forte. Aliás, como tem sido a época toda. O contexto atual da Liga transporta-se para o nosso lado. Estamos numa fase importante para nós na Liga. Com o nível de experiência que têm, com as fases finais que já disputaram... Estão a atravessar um bom momento. Independentemente dos resultados, não me recordo de um mau momento do FC Porto."
O que espera da arbitragem? "Nunca falo nem nunca falei de arbitragem. Desejo bom trabalho, como desejo aos adversários e aos nossos jogadores. Acima de tudo, importante é o espetáculo, o futebol. Futebol merece a festa. Meia-final é um jogo muito importante. Que tudo corra bem a todos."