ENTREVISTA, PARTE II - O velocista da Nigéria foi "apanhado" a correr a 35 km/h, mas garante que já fez melhor do que isso e até se desafia a chegar aos... 40km/h. Joga em todas as posições, mas é a lateral que quer fixar-se
Corpo do artigo
Zaidu trocou de camisola com Alex Telles, que lhe deu os parabéns e lhe disse que, com trabalho, chegaria ao topo.
"A velocidade é a minha principal qualidade. É normal passar os 35 km/h e quero chegar aos 40 km/h"
É do lateral-esquerdo de que todos falam, mas no Santa Clara foi central e até extremo. Afinal, qual é o seu percurso em relação às posições no campo?
-Na Nigéria colocavam-me em todo o lado. Avançado, meio-campo, defesa, lateral-direito, tudo! Mas quando cheguei a Portugal já foi como lateral esquerdo. Depois, cheguei ao Mirandela e joguei como lateral e central. Nos Açores, além dessas duas posições, também joguei a extremo. Acho que isso é muito bom para mim.
Onde se sente melhor?
-Eu sinto-me melhor como lateral, não me sinto tão feliz nas outras posições, mas se o treinador me chamar vou responder da melhor forma em qualquer posição. Acho que o meu futuro é como lateral-esquerdo.
O lateral-esquerdo do FC Porto é Alex Telles. Que pensa sobre ele?
-É o lateral de que mais gosto em Portugal. Lá fora gosto do David Alaba, do Bayern, por também fazer outras posições. Alex Telles falou comigo num dos jogos desta época e disse-me que eu era bom jogador, para continuar a assim e um dia chegaria ao topo. Eu agradeci-lhe. Trocámos a camisola. Deu-me os parabéns pela época que eu estava a fazer e eu dei-lhe os parabéns pelo grande jogador que é e agradeci-lhe as palavras.
Foi "apanhado" a correr a 35 km/h num jogo com o Tondela. A velocidade é o seu principal atributo?
-Quando olho para uma bola à minha frente, penso sempre que a vou ganhar, que vou lá chegar. Eu não sou jogador de drible, sou de correr, de avançar, de cruzar bolas. Acho que a velocidade é a minha principal qualidade. Há laterais que não correm tanto, mas têm outras qualidades.
Consegue passar dos 35 km/h ou é recorde definitivo?
-É normal passar os 35 km/h. Já passei, já fiz 36 e 37,5Km/h em jogo. Até no treino posso passar. Eu quero chegar aos 40 km/h. Um adjunto no Santa Clara dizia-me que queria que chegasse aos 40. E eu quero isso. Ele incentivava-me muito, ajudava-me, tenho muito agradecer.
12528510