IL volta a defender álcool nos estádios de futebol em Portugal: "Só podem consumir no camarote ao pé do Governo"
Durante uma comissão parlamentar, Bernardo Blanco destacou as diferenças de abordagem entre Portugal e outros países europeus em relação ao consumo de álcool nos estádios
Corpo do artigo
O regresso do consumo de álcool nos estádios de futebol em Portugal voltou a ser tema de discussão na Assembleia da República, impulsionado por uma proposta do deputado da Iniciativa Liberal, Bernardo Blanco. A medida, que tem o apoio público dos três maiores clubes do país – FC Porto, Sporting e Benfica –, visa harmonizar a legislação nacional com a de outros países europeus.
Durante uma comissão parlamentar, Bernardo Blanco destacou as diferenças de abordagem entre Portugal e outros países europeus em relação ao consumo de álcool nos estádios. "Este ano estive em Itália, Dinamarca e Holanda e em todos [os estádios] pude consumir álcool sem problema. Se for a um estádio português, o único sítio onde podem consumir álcool é ali no camarote ao pé do Governo", afirmou o deputado, criticando a atual legislação que proíbe o consumo de álcool nas bancadas.
A proibição do consumo de álcool nos estádios portugueses remonta a 1980, como parte das primeiras medidas de combate à violência associada ao desporto. Em 2013, houve uma flexibilização, permitindo o consumo em camarotes e zonas VIP, mas sem estender essa autorização ao restante do recinto.