Médio do Akhmat Grozny deve assinar nas próximas horas. Tem 20 anos e é uma das pérolas da Costa do Marfim.
Corpo do artigo
Idrissa Doumbia, médio de 20 anos que fez a primeira metade da temporada nos russos do Akhmat Grozny, está a um passo de se tornar reforço do Sporting, sabe O JOGO.
Ao que foi possível apurar, a SAD dos leões fechou nas últimas horas um acordo com o clube ao qual o marfinense está vinculado até junho de 2023, esperando-se que possa aterrar em Lisboa nas próximas horas para a habitual bateria de exames médicos e assinatura de contrato. Os verdes e brancos devem pagar qualquer coisa como dois milhões de euros, garantindo, assim, um desejado reforço para o sector intermédio do plantel às ordens de Marcel Keizer.
Está encontrada a peça que faltava para o "miolo" do leão. Com passagem pela Bélgica, onde foi campeão com a camisola do Anderlecht, brilhou na Rússia e impressiona pela sua capacidade física
O perfil de Doumbia coaduna-se com aquele que foi traçado pela estrutura do futebol do Sporting: jovem, com grande margem de progressão e, acima de tudo, condizente com a realidade financeira da SAD para atacar esta janela de transferências. Mais: a nível físico e tático, Idrissa encaixa que nem uma luva nos planos leoninos, dada a sua compleição física, assente não só nos seus 1,87 metros, mas também pela forte capacidade de desarme e de aceleração na segunda fase de construção de jogo.
Internacional pelas camadas jovens da Costa do Marfim, Doumbia é considerado um dos jovens a ter em conta no futebol europeu. Para além do Sporting, vários clubes do Velho Continente tentaram a contratação de um médio-defensivo que no currículo já conta com um título de campeão da Bélgica, pelo Anderlecht, na época 2016/17. Formado no seu país natal, no ES Bingerville, saltou para o Ocidente europeu em 2016, arrancando nas camadas jovens do emblema de Bruxelas. No início da presente temporada, a Rússia chamou-o para outros voos, isto depois de uma temporada de empréstimo ao Zulte Waregem, também da Bélgica, na qual realizou 33 jogos. Custou 1,25 milhões aos cofres do Akhmat Grozny.
Primeiro na utilização
Idrissa é o jogador com 21 ou menos anos que mais minutos contabilizou na liga russa até ao momento: são 1355" divididos por 16 jogos, números que lhe dão o estatuto de indiscutível no Akhmat Grozny. Soma ainda mais 73 minutos, mas na Taça da Rússia.