Com o fim de uma edição que bateu recordes em número de participantes, o desafio passa por superar os registos agora alcançados
Corpo do artigo
A Ibercup terminou ontem com a maior participação de sempre, englobando mais de 400 equipas. O torneio que reúne jovens de vários cantos do mundo contou com mais de dez mil pessoas, envolvendo participantes e respetivas famílias. Foi uma verdadeira festa do desporto, que decorreu em Cascais durante a última semana.
Rui Vitória, embaixador da competição, esteve ontem, dia das finais masculinas, na entrega de troféus e medalhas, destacando a importância destes torneios para o desenvolvimento dos atletas. “No futebol, sabemos que há sempre alguém que está a olhar para nós. Isso também motiva estes jogadores. Acredito que os atletas ganham com estas experiências de estarem em contacto com outras realidades, outras culturas, jogar contra outros países, são experiências que vão ajudar na formação dos jogadores”, começou por dizer o técnico, que se mostrou orgulhoso por ser embaixador de um torneio juvenil: “Simboliza muito para mim. Aqui está o futuro do futebol, estamos a olhar para jovens com muito potencial. Fico feliz por ver os jogadores a jogar e de ver os pais felizes por estarem envolvidos; são momentos que ficam na vida de todos estes jovens”.
Também Filipe Rodrigues, presidente da Ibercup, garantiu que a ideia é continuar a crescer nas próximas edições: “Com estes números, o desafio é enorme. O nosso projeto passa por consolidar, mas também avançarmos no futuro e podermos chegar a 600, 700 equipas nos próximos anos”. Já Francisco Kreye, vereador da Câmara de Cascais, sublinha o impacto que o torneio tem na comunidade. “Esta foi a primeira edição em que todos os campos das quatro freguesias que compõem o nosso concelho de Cascais foram utilizados na sua plenitude. E isso deixa-nos felizes, porque também deixa o impacto nessas mesmas localidades, que ficam felizes por estarem envolvidas num torneio desta magnitude e poderem assistir às mais de mil partidas que aconteceram neste tempo”.
A Ibercup decorreu entre os dias 2 e 7, em Cascais. Juntou mais de 400 equipas, com oito mil atletas de 43 países diferentes, e representantes de todos os continentes.
Muitos golos em dia de festa
No último dia de torneio da Ibercup não faltaram golos e muita emoção nas finais masculinas, ao fim de uma semana de competição.
O dia de grandes decisões começou como encontro entre o Estoril e os espanhóis do KV & ACR FA, do escalão de 2009. A final ditou que os jovens de Espanha levassem a melhor ao vencerem por 3-2, num desafio muito equilibrado e com emoção até ao fim.
O segundo jogo foi um confronto entre diferentes continentes. De um lado o Inter Academy Manaus, do Brasil, e do outro o PA Team Academy, de Espanha. O jogo ficou empatado 1-1 durante o tempo regulamentar. Depois, foram precisos mais de 20 minutos de desempate por penáltis para se encontrar um vencedor. Foram marcados mais de 30 grandes penalidades, mas a equipa brasileira acabou por vencer por 16-15, no escalão de 2010!
Houve ainda tempo para o triunfo do V. Setúbal frente ao Belenenses D, por 4-2, na final do escalão de 2011. E a última colocou frente a frente duas equipas espanholas: o PA Team Academy e o Ebre Soccer Academy, com a vitória dos primeiros por 4-3, no escalão de 2007.