O autogolo do Paços de Ferreira no jogo com o Sporting coloca a equipa de César Peixoto a um de igualar o recorde de cinco de uma equipa, numa só época, nas últimas dez épocas.
Corpo do artigo
O Paços de Ferreira marcou um dos mais caricatos autogolos da época (atraso para o guarda-redes, bola no poste, tabela no guardião e golo). Com este autogolo frente ao Sporting (0-4 resultado final) a equipa de César Peixoto passou a liderar isolada a tabela do infortúnio, com quatro autogolos na I Liga, está época. Está agora a apenas um do recorde de cinco golos na própria baliza das últimas dez épocas: do Gil Vicente (2020/21) e do Nacional (2016/17).
Os 21 marcados na própria baliza desta Liga valem agora 3,1% dos 682 golos da competição. Não são muitos, é verdade mas ultrapassam já os 19 somados em toda a época passada. Em termos de prejuízos concretos - aqueles que vão para além do orgulho ferido, entenda-se - contam-se por quatro pontos os que ficaram por ganhar no jogo se estes não tivessem acontecido. Em jeito de curiosidade refira-se que estamos a um de chegar ao 200.º autogolo nas últimas dez épocas da I Liga.
https://ojogo.vsports.pt/embd/86471/m/12145/ojogo/fa4072636bbfc54de07f9a7906b376a3?autostart=false
Curiosidades
10.ª assistência
Pedro Gonçalves (Sporting) reforçou a liderança do ranking das assistências. São agora dez passes para golo, mais dois do que Grimaldo (Benfica) e mais três do que um lote de cinco jogadores.
4.º golo de Marcano
O golo de Marcano (FCP) ao Arouca foi o 4.º da época na I Liga. É o 2.º central com mais golos da prova, a par de Sasso (Boavista) mas a três de Steven Vitória (Chaves). Este marcou cinco dos sete de penálti.
17 jogos sem vencer
O Santa Clara voltou às vitórias depois de 17 jogos (14 derrotas e três empates) sem vencer. A última vitória datava de 14 de novembro último (3-1 ao Estoril). Os açorianos estão agora a quatro pontos do play-off.
100.º expulsão
A expulsão do japonês Masaki Watai, do Boavista, foi a 100.ª da Liga, nesta época (48 por duplos- amarelos e 52 por vermelhos diretos). No ano passado, na mesma jornada, havia mais cinco expulsões
9.º nas acelerações
Rafa é o 9.º jogador da liga - entre os que têm um mínimo de dez partidas - com a melhor média de acelerações por jogo. O avançado tem 2,04 por cada 90" e fez três no jogo frente ao Braga. Marcou na última delas.