Rui Fonte conhece bem a realidade inglesa e acredita que, com outros recursos, o diretor desportivo iria triunfar na Premier League
Corpo do artigo
Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting, é o candidato favorito do Manchester City para substituir Txiki Begiristain, que anunciou ontem a saída dos citizens no final da temporada. A notícia foi avançada por Fabrizio Romano, jornalista italiano especialista no mercado de transferências.
Rui Fonte, experiente avançado do Paços de Ferreira, passou pelo clube leonino e conhece bem Inglaterra, onde esteve ao serviço de Arsenal, Crystal Palace e Fulham. "Com os recursos que terá à disposição poderá fazer um grande trabalho. Se já fez aqui no Sporting um bom trabalho… E com mérito, pela relação que conseguiu criar com o presidente e com o Rúben . E, agora, com tantos meios à disposição ainda mais fará. Aqui foi construído algo raro e se ele conseguir fazer isso, essa consonância com presidente e treinador, já será meio caminho andado [para o sucesso]. Aliás, à imagem do que o atual diretor já faz com o Guardiola", defendeu Rui Fonte, em declarações ao programa Bola Branca, da Rádio Renascença.
A competência do dirigismo português é elogiada. "Nos próximos anos isso será cada vez mais normal e natural. A competência não é só dos jogadores e treinadores. Aqui fazemos muito com pouco. Tive a oportunidade de ver outras realidades e reflete o nosso trabalho. As pessoas começam a olhar também para as pessoas que lideram, não só para os jogadores e treinadores", afirmou.
Hugo Viana, antigo médio de 41 anos, chegou a ser internacional português e após o fim da carreira de futebolista tornou-se diretor desportivo. Começou no Belenenses, onde esteve na temporada 2017/2018, e na época seguinte mudou-se para o Sporting, onde, a par com Rúben Amorim e Frederico Varandas, já conquistou dois campeonatos nacionais.
Como jogador, foi formado no Gil Vicente, rumando depois ao Sporting, de onde saiu em 2002/03, precisamente para jogar em Inglaterra, no Newcastle. Regressou ao Sporting em 2004/05, por empréstimo dos magpies. Atuou ainda no Valência, no Osasuna, no Braga, no Al Ahli e no Al Wasl, ambos dos Emirados Árabes Unidos, onde terminou a carreira em 2016.
Já Txiki Begiristain foi também jogador. Representou Real Sociedad, Barcelona, Deportivo e Urawa Reds, do Japão. Entre 2003 e 2010 foi diretor desportivo dos catalães. Está no Manchester City, de Pep Guardiola, há 12 anos.