Hugo Oliveira: "Nós também temos tudo a ganhar, não é tão simples quanto isso"
Hugo Oliveira, treinador do Famalicão, fez a antevisão do jogo com o S. João de Ver, da Taça de Portugal, agendado para as 15h00 de sábado
Corpo do artigo
A Taça de Portugal: "Encaro o jogo com total seriedade, profissionalismo e ambição, que é a nossa forma de estar independentemente de ser campeonato ou Taça de Portugal. Encaramos as competições nas quais estamos inseridos com muita ambição e com muitos objetivos. O facto do sorteio nos ter ditado uma ida a São João de Ver traz-nos responsabilidade pelo facto de serem divisões diferentes e de termos ambição na competição, mas também percebermos que esta prova é aberta a surpresas e que vamos defrontar um adversário que joga em casa e que é uma equipas com ideias, bem organizada, que quer jogar futebol, uma equipa ofensiva e que eu acredito que vai ser fiel a si própria e que vai querer disputar a eliminatória, sem alertar a sua identidade. Não estou a ver o Pedro [Lomba] chegar ao jogo com o Famalicão e querer ser diferente daquilo que tem sido no campeonato. É óbvio que temos que assumir a responsabilidade porque somos um clube de um patamar superior, temos mais obrigação, mas temos acima de tudo a ambição, a vontade de estar na eliminatória seguinte".
Oportunidade para os mais jovens: "Acho um pouco difícil dar minutos a mais jovens que aqueles que têm jogado constantemente. O plantel foi feito com uma faixa etária muito equilibrada, anda à volta dos 20/21 anos, somos o plantel com a faixa etária mais baixa da I Liga e jogue quem jogar vamos ter uma média baixa. Nós não olhamos a idade, sabemos o projeto e a qualidade que temos e a equipa que jogar contra o S. João de Ver terá toda a vontade de ganhar e a responsabilidade de lutar por isso".
Preparação do jogo do favorito: "No futebol atual não existem resultados garantidos. Existe competência em todas as divisões e sei a qualidade e o quanto se trabalha de uma forma extremamente profissional em todas, mesmo quando não existem grandes condições. E depois há o sonho, há a vontade, há o sentir, há a ambição e isso vai intrínseco de cada um de nós. Acredito que dentro da casa do S. João de Ver está neste momento um discurso de possibilidades e cheio de intenções, intenções de querer fazer uma surpresa, intenções de querer aparecer no dia seguinte nos jornais e nas televisões como um tomba-gigantes. Mas o nosso sonho é seguir eliminatória atrás de eliminatória nesta competição que é, na minha opinião, a competição mais bonita do futebol português, que acarreta a ligação entre equipas de patamares diferentes, a jogar num estádio onde os adeptos estão muito próximos dos jogadores, onde não vamos ter VAR, onde vamos ter a pureza. E isso vai levar a um espetáculo bonito. Acredito também que os nossos adeptos vão usar o seu sábado à tarde para continuar a acompanhar a equipa da forma que têm acompanhado. Acredito que vai ser um bom espetáculo de futebol e quero acreditar que o Famalicão vai estar na eliminatória seguinte".
Tudo a ganhar do S. João de Ver: "Nós também temos tudo a ganhar, não é tão simples quanto isso. Acho que não é o facto de sermos inferiores que faz com que não tenhamos nada a perder. Eles têm a perder o facto que se não nos ganharem não estão na eliminatória seguinte e não podem continuar nas bocas do futebol português. Nós temos o sonho de estar na eliminatória seguinte e por isso vamos jogar o tempo for preciso e os penáltis, se tiver que ser. O que nós queremos no final é estarmos na eliminatória seguinte e esperar para ver quem é o próximo adversário".
Objetivos na Taça e o campeonato: "Com a ambição que temos, independentemente da competição, o objetivo é sempre dar passos em frente. E na Taça de Portugal é passar eliminatórias. Estamos focados no S. João de Ver e preparámos o jogo como se se tratasse do Benfica, FC Porto ou Sporting. Esta equipa trabalha em cima do seu processo e usamos esta paragem para trabalhar os detalhes, para apertar porcas e parafusos em relação aos nossos princípios. No campeonato temos a ambição de melhorar sempre e acredito que no final vamos estar felizes.
Duas meias-finais após regresso à I Liga: "Se digo que somos um clube extremamente ambicioso, que a ambição vem ligada a sonhos, é óbvio que se passarmos esta eliminatória e as seguintes, o sonho termina com um dia bonito, no Jamor, com muitas famílias de Famalicão a fazer piqueniques. Esse é o sonho que todos temos".
Zabiri na final do Mundial sub-20: "Estamos sempre com eles. O Presidente [Miguel Ribeiro] disse na semana passada uma coisa muito interessante que é todo o jogador que continua cá é sempre acompanhado por estes profissionais porque criamos um vínculo muito forte com eles. Durante os jogos da seleção de Marrocos nós, a estrutura, vamos trocando mensagens, e o sentimento que temos quando vemos os nossos jogadores a jogar pelas seleções é de um orgulho muito grande. Não só naquilo que eles conseguem fazer, pelo seu talento e a sua qualidade, mas também no trabalho que fazemos, porque parte deste projeto é o desenvolvimento de jogadores, mostrar ao futebol português e internacional que existe talento e competência na forma como é trabalhado dentro desta casa. E, mais importante, coragem para o colocar dentro do campo. É por isso que temos muitos meninos de Vila Nova a jogar constantemente e S. João de Ver não vai ser diferente".